Leonardo Santos
CANELA – As dificuldades financeiras provocadas pela grave crise econômica do novo coronavírus (Covid-19)deixaram a situação do Oásis Santa Ângela bem delicada. Com os recursos escassos, aumenta a necessidade das doações à instituição. Muito desta falta de dinheiro e recursos é por conta dos cancelamentos dos eventos por conta do vírus, como jantares e festas beneficentes promovidas por diversas entidades da região em prol do Oásis, que tinham grande parte da receita revertida em recursos ao lar de idosas.
De acordo com a assistente social Carina Oliveira, após o estouro do vírus as mensalidades pagas pelas famílias que têm parentes residindo no Oásis foram renegociadas conforme a condição de pagamento de cada pessoa, para que ninguém saia prejudicado.Com fatores como este, manter a instituição que está usando o dobro de mantimentos em relação a meses anteriores, se tornou mais difícil. Carina ressalta que as idosas não são separadas por classe social ou por quanto contribuem, e sim por grau de dependência. Todas são tratadas da mesma forma, recebendo os mesmos cuidados.
Atualmente, o que mais se carece depois da chegada da pandemia, além de alimentos, são os produtos de higiene e os equipamentos de proteção individual (EPIs), como máscaras e luvas de procedimento, que são utilizados para proteger as idosas e também as funcionárias. Todos estes fatores causaramum aumento no custo mensal da entidade, que está sobrevivendo com a ajuda da comunidade. “Precisamos de mais produtos de limpeza, álcool gel, materiais de EPI, principalmente máscaras e luvas de procedimento. As funcionárias disseram que são usadas seis caixas de luvas por dia (…). É um equipamento muito caro”, relata Carina.
AJUDE – O Oásis está aceitando todos os tiposde doação, principalmente,alimentos, produtos de limpeza e equipamentos de proteção (máscaras, luvas, álcool gel 70%). Quem quiser auxiliar pode entrar em contato pelo fone (54) 3282-1154, ou deixar na recepção da entidade que fica na RS-235, sentido Canela-Gramado, próximo ao Mundo a Vapor.
Fotos: Leonardo Santos/JIH