GRAMADO – Com o intuito de oferecer produtos livres de agrotóxicos para os consumidores gramadenses, a Secretaria da Agricultura e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS), desenvolveram, com um grupo de 20 agricultores locais, o processo de obtenção do selo de certificação de produtos orgânicos.
Entre os meses de agosto a outubro, os agricultores participaram de um curso em três módulos no município de Ipê (RS). A capacitação foi viabilizada através de uma parceria entre a Secretaria da Agricultura, a Emater e a Cooperativa Agropecuária Planalto.
PRODUTOS
Atualmente, oito famílias cadastradas na Associação de Produtores Orgânicos de Gramado (APOG) oferecem alimentos sem agrotóxicos.
Os produtos, que incluem hortaliças, temperos frescos, cogumelos, massas e ovos, são comercializados aos sábados pela manhã, na Feira Orgânica, da Praça das Etnias.
“Outras famílias estão se agregando à proposta de certificação, o que será muito positivo para os consumidores, que terão ampliada a oferta de produtos saudáveis e livres de agrotóxicos”, disse Elisa Schreiner, coordenadora de Agroindústrias.
SELO
Para obtenção do selo de produção orgânica é necessário o cumprimento de requisitos, entre eles, a elaboração de um Plano de Manejo da propriedade e o uso de insumos permitidos pela Legislação.