Jeff no PSD

Tempo de leitura: < 1 minuto

Muitos viram a filiação do Jefferson de Oliveira no PSD com surpresa. Muitos não. Não houve alarde, ele simplesmente se desligou do MDB e ingressou no PSD, partido recém criado que agora tem a segunda maior bancada de vereadores de Canela com Jeff, Jone e Alfredo, tendo, agora, inclusive, o maior cargo do Legislativo, o de presidente.

Foram 18 anos filiado ao MDB, se elegeu vereador por ali e assumiu como prefeito em exercício em várias ocasiões, inclusive neste ano (30 dias em janeiro e mais 10 dias em março). Em vários pronunciamentos foi ácido contra o seu próprio governo, nunca poupou críticas à Administração e mais de uma vez chegou a dizer que iria desistir da política por ter se decepcionado depois de ter ingresso nela, em outras ocasiões citou que se por ventura viesse a concorrer novamente não seria pelo MDB. E se resumiu a isso, ele vai concorrer novamente e não será pelo MDB.

Deputado Estadual

Um dos motivos para ter migrado para o PSD, conforme minha interpretação, é a pretensão de se candidatar a deputado estadual daqui dois anos. Pelo MDB, segundo o que esta coluna apurou, ele não conseguiu garantias de apoio o suficiente para levar este projeto adiante, no PSD, ainda no ano passado, em uma prosa com o deputado federal Danrlei de Deus (ex-goleiro do Grêmio), o tal apoio teria sido garantido e o olho do Jeff brilhou.

Essa foto, inclusive, não é desta semana. A foto é de um encontro anterior, por isso sua filiação ao PSD não é surpresa para muitos. Numa entrevista que eu mesmo fiz com ele, no início de janeiro, lá no gabinete do prefeito, Jefferson abriu que estava com esse desejo e que trabalharia para viabilizar a candidatura à deputado em 2026.

Nesta semana, por mensagens, ele me disse o seguinte: “Até julho ainda pode acontecer muita coisa, inclusive nas chapas majoritárias. Eu posso ter a pretensão de ser vice numa chapa, que não descarto a possibilidade, mas a possibilidade maior é ser vereador e investir nesse projeto para 2026, que é ser candidato a deputado estadual”.

Raio X com o PP

Nesta semana, o presidente do partido Progressistas de Canela, Renato Bauermann, esteve conosco aqui na Rádio Integração Digital para falar sobre o planejamento do seu partido com vistas à eleição deste ano.

O Progressistas, ainda no ano passado, foi o primeiro partido canelense a lançar pré-candidatura à prefeito indicando Moisés Souza. “Nós optamos por ter candidato próprio, apresentar uma opção nova. Verificamos que o pessoal (sociedade) está cansado das mesmas fotografias, o pessoal quer novidade. Nosso partido passou por um momento difícil, eleição passada não tivemos candidato à majoritária, estamos fazendo uma reestruturação do partido que começou em 2021”, disse.

“O Moisés é funcionário público de carreira, foi secretário de Turismo de Canela e diretor na Secretaria, é graduado em turismo e pós-graduado em gestão pública. Tem boas referências”, endossou. “A população vai ter a oportunidade de escolher, vai ter mais candidatos, isso é bom”, acrescentou.

PP vai ter candidato?

Bauermann afirma que sim, mas é prudente. Na entrevista ele confirmou que teve conversas com outras legendas, mas que agora considerou melhor seguir sem coligar, embora o partido mantenha-se aberto à novas conversas.

“Podemos ter chapa pura, nós já conversamos com praticamente todos os demais partidos e estamos abertos ao diálogo, mas já estamos definidos que vamos ter candidato a prefeito. Pode ter algum fato novo, mas hoje o alinhamento é esse e estamos trabalhando”, ponderou.

Raio X com Caputo e Cecconi

Luiz Felipe Caputo
Leandro Cecconi

Os presidentes do PSDB, Luiz Felipe Caputo, e do Cidadania, Leandro Cecconi, também estiveram aqui na rádio. Na pauta, além das pretensões para a eleição deste ano, a presença do PSDB no atual governo até maio do ano passado também foi abordado. A atual gestão se iniciou com MDB e PSDB andando lado a lado e se encerra com ambos se opondo um ao outro.

Sobre isso, Cecconi elogiou o governo do MDB entre 2017 e 2020. “Foi um governo muito bom nesse período (…) Porém de 2020 para cá, eu nem preciso falar né (…) nessa eleição vai ser mais fácil para o pessoal (sociedade) escolher, eu nem vou falar de Cáritas”, ponderou.

E Caputo acrescentou: “É preciso reconhecer o governo 2017/2020, porém depois de se reeleger isso mudou completamente”.

Sobre o partido, Caputo enfatizou que o ninho tucano vem crescendo especialmente com filiados jovens e que a composição com o PDT, Cidadania, Podemos e União Brasil será para apresentar um projeto de governo. “Não será um projeto de poder, será de governo, e queremos apresentar isso para a sociedade”, resumiu.

No que tange a composição entre estes cinco partidos, Caputo revelou que o PSDB conversou inúmeras vezes com o PSD. “Temos total liberdade para conversar e dialogar com qualquer partido”, frisou. “Queremos mostrar para a sociedade que temos opções melhores para gerir a cidade do que as que estão aí”, fechou Cecconi.

Perguntinha

É quinta-feira, 9h12 da manhã, e eu estou terminando de escrever esta coluna. Neste momento o PSD está com três vereadores na Câmara. Este partido vai conseguir eleger três vereadores na eleição de outubro?

Digam ao povo que eu fico

A vereador Emília Guedes Fulcher vai permanecer no Republicanos. É incontestável o assédio que ela enfrentou nas últimas semanas de vários partidos, ontem ela me disse que esteve reunida com os presidentes do PSD, PL e MDB em mais de uma ocasião. Percebe-se que ela tem muita gratidão ao MDB, especialmente o Constantino, mas que depois de muito refletir e pesar, decidiu permanecer onde está.

A vereadora Carla Reis vai permanecer no MDB. Antes mesmo de abrir a janela eleitoral ela já vinha sendo procurada por outros partidos e deu ouvidos a todos. Ela esteve reunida com PSDB, PSD, PP, PDT, PODEMOS, REPUBLICANOS e com o próprio MDB. “Sim, sentei com as executivas destes partidos para conversar, pois é desta forma que penso a política, respeito e diálogos abertos com um único propósito, o bem estar para todos. Sou muito grata a todos os convites que tive, inclusive para concorrer a vice-prefeita. Porém já troquei de partido algumas vezes e neste momento decidi permanecer no MDB e quando decidi isso procurei novamente cada um destes partidos para comunicar minha decisão”, me disse.

Raio X da eleição

O presidente do PL, Erni Schaffer, estava marcado para vir hoje, mas pediu para adiar a entrevista… para a semana que vem temos agendado com o presidente do NOVO, Rafael Krause, para terça-feira, dia 9, e com o presidente do Podemos, Athos Cunha, para quarta-feira, dia 10.

Cinco candidatos?

Agora pode surgir até seis. E se eu resolver lançar minha pré-candidatura já vamos a sete (hahaha). Mas vamos falar sério: Moisés Souza (Progressistas) foi o primeiro a lançar pré-candidatura. O presidente do PP confirmou nessa semana que o partido está firme nesse propósito, mas se ela vai de fato se concretizar é algo que vamos ver ali na frente. O PSDB já lançou Gilberto Cezar, com Gilberto Tegner (PDT) de vice, e mais os apoios do Cidadania, Podemos e União Brasil. Esta via já posicionada como a maior oposição ao atual governo.

E do atual governo, do maior partido da cidade, o MDB, a candidatura é certa, falta definir o nome para a tão sonhada sucessão de Constantino Orsolin. Hoje, destaca-se o nome de Marcelo Savi, mas até a convenção no início de agosto isso pode mudar.

Outra alternativa é o PT, que lançou a pré-candidatura do professor Márcio Boelter com apoio do PCdoB e do PV, que está sendo criado na cidade. E a outra via viria do Republicanos ou do PL, ou dos dois juntos, pois já andaram “saindo para jantar pensando em assumir namoro”.

Em anos eleitorais, até as realizações das convenções partidárias, é muito comum serem lançadas e surgirem múltiplas pré-candidaturas, mas que no frigir dos ovos se resumem a duas, talvez três. Mas ocorre que neste ano, Canela vive um momento diferente, especialmente por causa da Operação Cáritas. Vamos acompanhar o andamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gilberto Cezar anuncia filiação ao PSD

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, anunciou neste sábado, 30 de agosto de 2025, sua filiação ao PSD. O ato contou com o apoio...

Motociclista é detido após acompanhamento da Brigada Militar em Canela

Na manhã deste sábado (30/08), um motociclista desobedeceu ordem de parada da Brigada Militar e seguiu em alta velocidade pelo centro da cidade. Durante...

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...
error: Conteúdo protegido