ENTREVISTA PUBLICADA NO JI EM 28.05.2021
Quem é ela?
Catieli Ciste Theisen
Proprietária da Floricultura Floratta Gramado
Como se define?
Uma pessoa otimista. Que pensa alto, e pensa em fazer dar certo sem cometer erros.
RELATO PESSOAL:
Catielié natural de Caiçara – RS. Nasceu em 10 de agostode 1993. É filha de Mario Theisen e Angelina Ciste Theisen. Ela tem três irmãos: Éder, Antonio e Carine.
Sua trajetória estudantil iniciouem uma escola no município de Caiçara. Ao mudar-se com sua família para Gramado, seguiu os estudos na escola Senador Salgado Filho e concluiu o ensino médio no Colégio Estadual Santos Dumont.
Catieli mora em Gramado desde os oito anos.E hoje,está noiva de Maciel Morais com quem vive há 10 anos e pretende oficializar o casamento em breve. Eles têm duas filhinhas:Vallentina de 4 anos e Heloísa com 2.
Qual foi seu sonho de menina e o que marcou sua infância?
Meu sonho de menina era ser dona de loja. Sempre brinquei de lojinha, mas nada a ver com floricultura. Acho que Deus me surpreendeu com a realização de meu sonho, sou muito grata e hoje me sinto mais completa. Inclusive já fui proprietária de uma loja de roupas, a Elegance, em Canela, por um período de dois anos, mas senti que não era o que eu realmente queria. Hoje conduzo a floricultura há quatro anos e gosto cada dia mais, sou muito feliz e estou realizadaprofissionalmente!
Quanto a minha infância só tenho a agradecer aos meus pais, porque cresci cercada de amor e carinho, sempre fomos uma família unida.E o que marcou minha fase de criança foram as brincadeiras ao ar livre, as idas à casa de minha avó, as orações que fazíamos à noite e todo aquele harmonioso ambiente familiar. Na época, acho que as pessoas valorizavam mais os momentos em família, não era como hoje que a vida é corrida demais e muitos pais trabalham direto sem conseguir dedicar tempo aos seus filhos.
RELATO Profissional:
Quando e como você descobriu que tinha vocação para ser uma líder?
Sempre imaginei estar à frente de tudo, administrando o meu próprio negócio, coordenando uma equipe, representando e crescendo junto com uma marca de minha propriedade. Em meus planos eu nunca me via trabalhando como funcionária e desde criança já gostava de liderar grupinhos, como nasbrincadeiras e na escola, apresentar trabalhos…Estava sempre nos “palcos”.
O início de tudo:
Trabalhei por um período na loja Luxury em Gramado, ali me destacava nas vendas porque eu gosto de lidar com público, gosto de recepcionar e entender o que as pessoas precisam. Então, eu e uma amiga minha que
há tempos vínhamos planejando montar um negócio juntas decidimos montar uma loja de roupas e abrimos a Elegance em Canela. Mas, após alguns meses a sociedade acabou não dando certo e optamos por encerrar as atividades. E eu que estava grávida de quatro meses da minha filha mais velha achei que seria melhor não assumir outro compromisso naquele momento. E aí naqueles dias a Elaine estava pensando em encerrar as atividades com a floricultura dela e, como minha irmã trabalhava com ela,isso foi se encaminhando para uma negociação e então compramos a Elaine Arte Flores e transformamos na Floratta Gramado. De início escolhemos o nome e foi algo apaixonante, “amor a primeira vista”. Começamos em outubro de 2017, como sócias eu e minha irmã e seguimos até janeiro deste ano, quando decidimos cada uma seguir seu caminho.E assim eu assumi sozinha a Floricultura dando o meu melhor e contando com a ajuda de meu marido e de minha mãe. Em caso de datas especiais em que o movimento é maior procuro contratar auxiliares extras.
Seus maiores desafios:
Meu maior desafio profissional foi encarar essa “mudança de ramo”. Sair do setor de vendas (vestuários) e entrar no setor de produção, pois ali montamos arranjos e buquês das mais diferentes formas para diversos gostos e ocasiões. Isso exige muito que entramos num espírito romântico, com amor, carinho e dedicação para cada data, cada detalhe. Além de trabalharmos com um produto delicado e exigente precisamos estar sempre bem atentos, pois lidamos com todos os tipos de sentimentos, desde um pedido de casamento, aniversários, comemorações diversas até uma simples flor para uma pessoa amiga, e não estamos presentes somente nos momentos bons, atendemos também pedidos fúnebres. Por isso, procuramos entender e atender com carinho todos os clientesque entram em nosso estabelecimento. No entanto, sempre procurei fazer cursos para me aperfeiçoar nesta área e no que se refere às tendências, não quero ficar somente naquilo que aprendi de inicio, quero evoluir e pensar lá na frente.
Outra situação que foi bem desafiante pra mim, foi enfrentar o período mais forte da pandemia, período bandeira preta, nos meses de março e abril deste ano. Confesso que passei por um momento bem complicado, de muitas incertezas a ponto de pensar até em desistir. Mas sempre recebi muito apoio, suporte emocional por parte de meu marido e de minha mãe com quem tenho uma forte conexão que me deu forças para que eu pudesse abraçar minha empresa. Tive muitas perdas financeiras, pois as flores têm seu período de validade e isso foi causando um grande desânimo em mim. Teve um dia que fiquei muito pra baixo,mas, de repente senti aquela “sacudida” e pensei: pera aí, isso aqui é meu! Só depende de mim! E então “acordei pra vida”, parti para um recomeço… É quando a gente coloca a fé lá em cima! E digo que ali, naquele momento, Floratta e Catieli renasceram juntas!
A responsabilidade:
É grande a responsabilidade. Não penso na minha marca como sendo a Floricultura da Cati, penso na Floratta pra vida, que a Floratta tem que ser lembrada, ser bem vista, ter produtos legais, de boa qualidade. Sei que daqui pra frente a responsabilidade pode mudar tudo. Quero ver a Floratta crescer e expandir. E pra chegar onde eu almejo chegar com a marca Floratta tem que ter comprometimento e muita responsabilidade!
Como você consegue conciliar a vida pessoal com a profissional?
Este é um super desafio. Porque agente é empreendedora, dona de casa, esposa e mãe, agente é um misto. Mas a mulher tem essa garra de ser tudo isso e muito mais. Somos guerreiras!
Quando estou na loja eu me dedico ao máximo para a floricultura. Tenho toda a responsabilidade com os meus clientes que estão demonstrando sua preferência pela Floratta. Trabalho com sentimentos então quando estou lá sou exclusivamente da empresa. Ao fechar a porta, eu me desligo porque acho que agente merece também, chegar em casa e curtir a vida, curtir os filhos, a família que é o nosso alicerce. É claro que como proprietária em alguma ocasião agente leva algum trabalho pra casa, mas eu tento priorizar a família, acho que isso é sagrado e ninguém pode tirar da gente.
Sou privilegiada por ter meus pais que cuidam de minhas filhas fora de horários daescolinha. Mas preciso ter um planejamento bem rigoroso para que tudo dê certo. Tenho minha agendinha onde atualizo os compromissos todos os dias.
Suas maiores conquistas:
Com certeza minhas maiores conquistas são minhas filhas, meu marido e a Floratta. Sonhei muito em ser mãe, e depois de adulta descobri que eu tinha o útero infantil e não poderia ter filhos. Mas Deus mostrou que quando Ele quer, Ele faz! Aí veio a Vallentinae dois anos depois a Heloísa.
Ainda lembrando as conquistas, temos um grande e sonhadomomento que está por vir!
Pois eu, como a maioria das mulheres, sempre sonhei em um dia casar vestida de noiva, véu e grinalda. O tempo passa depressa e este sonho vem sendo adiado. Em agosto de 2020, eu e o Maciel, pai das minhas filhas, morando juntos há oitos, oficializamos nosso noivado. Porém quando iniciamos o planejamento para a cerimônia,a pandemia, fez com que os planos fossem adiados. Assim, prosseguimos na espera de dias melhores para que possamos programar definitivamente a data para realizar este sonho,que será a mais emocionante conquista pra mim, pois nela está inclusa o que há de mais sagrado na minha vida, meus três amores: Maciel, Vallentinae Heloísa.
Sua mensagem:
Hoje se eu posso dizer alguma coisa sobre o que eu tenho vivido, é se reinvente, se renove, por mais que tenhamos problemas, nós mulheres sabemos a garra e a força de vontade que temos aqui dentro da gente. Existem dias turbulentos, mas sempre quando olhamos para cima tenho certeza que a gente sente que tem alguém nos cuidando. Seja grata, seja a pessoa que você gostaria de encontrar, seja você e melhore por você. Se ame e não deixe que os pequenos tropeços se tornem um problema. No palco da sua vida a única personagem que pode fazer acontecer é você, lembre-se:Você é dona das suas escolhas!