CANELA – Comprar carnes, verduras, legumes e por último pão é normal para quem vai ao supermercado. Mas roupas, livros, brinquedos e utensílios de bazar por exemplo não é algo rotineiro. Esta ação já ocorre em algumas lojas em outros estados como São Paulo e Rio de Janeiro, inclusive grandes lojas que atuam principalmente no segmento do vestuário.
E uma iniciativa inédita ocorrerá no bairro Leodoro de Azevedo, em Canela neste sábado (24). Das 10h às 18h, na sede da Associação dos Moradores vai ocorrer o Brechó por Quilo. Esta ação será idealizada pela Comunidade Empreendedora de Canela (CEC), entidade sem fins lucrativos criada recentemente no município para fomentar as vendas dos pequenos e microempresários.
“Quanto ao brechó por quilo, na época da pandemia, uma loja da 25 de Março [rua de São Paulo], levantou essa proposta e nós achamos interessante e decidimos experimentar. Nesta feira de sábado, todo o brechó será vendido por quilo, roupas, sapatos, acessórios, brinquedos, livros, tudo que a pessoa quiser. Vamos colocar numa sacola e pesar, o quilo vai custar R$ 9,99”, disse Richelly Garcia Porto, presidente da entidade e uma das criadoras do CEC junto com a amiga Joelma Fonseca.
O Brechó por Quilo será neste primeiro momento de forma experimental, mas o que já está consolidado são as feiras com os cerca de 23 associados que todos os sábados estão expondo e vendendo seus produtos de diversos segmentos e conta ainda com atendimentos de massagem, salão de beleza, entre outros.
Joelma explicou o motivo da criação da entidade e de reunir os pequenos e microempreendedores que buscam espaço no mercado. Além disso, os expositores não pagam para ingressar na entidade poder incrementar as vendas.
“Eu tinha uma loja de artigos religiosos e produtos de limpeza e tive que fechar no tempo da pandemia. Comecei a vender online e depois buscava as feiras, mas o custo é muito alto. Resolvemos nos unir [Richelly] e montar uma associação, pois era uma necessidade que os microempreendedores necessitavam de um espaço que não tinham condições de ter. Uma parte trabalha de casa, tem suas MEI’s e conseguimos o local de forma gratuita com a Associação dos Moradores que está nos apoiando”, disse.
Richelly mencionou que além acolher os microempreendedores nas vendas, a Comunidade Empreendedora de Canela atua também para qualificação dos profissionais com cursos e palestras para seus associados.
“Trabalhamos com economia solidária, nos tornamos uma rede de apoio, além das feiras oferecemos conteúdos, palestras para o crescimento do empreendedor. Não tem disputa de vendas, um ajuda o outro e o maior objetivo é mostrar para os moradores que nós existimos e temos produtos de qualidade e preço justo. A ideia é fazer com que a comunidade canelense compre deste comércio local, assim todos crescem”, projetou.
Como parte da qualificação dos associados, na noite de quinta-feira (22) ocorreu no Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela (Cidica) uma palestra com Jéssica Sachet Chaves onde abordou o tema ‘Técnica de Vendas e Atendimento de Excelência’.
Além dos atrativos dos produtos dos expositores e do Brechó por Quilo, a comunidade poderá auxiliar ainda a campanha Tampinha Legal que recolhe tampas plásticas de bebidas que vendidas serão revertidas para entidades sociais. Além disso, as crianças podem aproveitar que o espaço terá brinquedos infláveis e cama elástica.
Mais informações sobre o Comunidade Empreendedora de Canela pelos telefones (54) 99234.2488 – Richelly e 996978437 – Joelma.
Texto: Tiago Manique – [email protected]
Confira abaixo o vídeo do resumo de como funcionará o Brechó por Quilo:
Imagem: Comunidade Empreendedora de Canela