Tiago Manique
GRAMADO – A temporada mais importante do recente futebol profissional do Centro Esportivo Gramadense (CEG) vai começar. De forma oficial, na quarta-feira (26), o clube dá o pontapé inicial para os trabalhos visando a Série A2 do Gauchão e, respectivamente, a Copa da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). A primeira competição é o foco inicial, programada para iniciar em 17 de maio, já a segunda ainda sem data definida.
Para este ano, o clube seguirá mantendo o projeto de valorização das categorias de base, com atletas que irão se incorporar ao profissional, além da renovação de atletas que fizeram parte do grupo vencedor da Terceirona Gaúcha no ano passado e novas contratações.
Mas um dos grandes trunfos da diretoria do Gramadense é a manutenção da comissão técnica. O técnico Carlos Moraes seguirá no comando da equipe para mais uma temporada. O diretor de futebol do clube, Lucas Roldo, confirmou com exclusividade para o Jornal Integração durante entrevista na manhã de domingo (23).
“O Carlos é uma pessoa fantástica e nos ajudou muito. Nós não tínhamos ainda o conhecimento de como é formar uma equipe para a Divisão de Acesso. E não só isso, acho que até um dos fatores principais para a manutenção dele é o fato de conhecer bem o que é a competição, ainda mais para o Gramadense, que é tudo novo a partir deste ano”, comentou.
Lucas falou dessa novidade para o clube, que é a competição, e do planejamento para este ano, que terá um calendário cheio, além de fazer avaliações do ano passado.
“É um momento diferente no clube, em que a gente vai ter que começar a pré-temporada, sentar e avaliar tudo o que foi feito de forma positiva e o que foi feito de forma negativa, reavaliar e aprender com os erros. Estamos tentando cada vez mais dar uma sequência, ter um calendário cheio no ano. Essa é a ideia. Começar o Acesso agora e depois jogar a Copa da Federação”, projetou.

Renovações e contratações
Um dos assuntos que mais movimenta o bate-papo dos torcedores é sobre renovações e contratações. Quem fica e quem irá chegar em Gramado. Lucas citou que a diretoria, junto com Carlos Moraes, planejou o elenco considerando as carências da equipe, buscando jogadores que se encaixem no perfil adotado pelo clube, bem como na questão financeira.
Sobre permanência, alguns nomes como o goleiro Maicon, o zagueiro Dieter e o volante Tobias seguirão no Trem da Serra. Um dos destaques, como o meia Maurício, que está emprestado ao XV de Piracicaba, no interior de São Paulo, ainda não tem definição.
“Conseguimos renovar alguns remanescentes do ano passado. A gente conseguiu que alguns fossem emprestados para adquirir experiência e também fazer a carreira deles. Boa parte voltou, pelo menos 50% ou 60% do nosso grupo do ano passado”, pontuou.
Sobre reforços, até o momento, 14 jogadores foram contratados. Os nomes serão divulgados no decorrer desta semana, com a chegada e assinatura de contrato.
“Foram contratados atletas basicamente para todas as posições, visto que a gente precisa atender algumas carências do nosso elenco e passar experiência para os que aqui estão. O Gramadense vai ofertar a oportunidade de jogar contra essas grandes equipes. Alguns irão trabalhar novamente com o Carlos. Muitos jogadores que conseguimos contratar aceitaram receber um valor menor do que tinham, mas preferiram pela oportunidade de trabalho no projeto a longo prazo e pela segurança de receber os salários em dia”, finalizou.
Confira abaixo a entrevista completa no Facebook do Jornal Integração:
https://www.facebook.com/jornalintegracaohortensias/videos/657978966634310