REGIÃO – O Cartório Eleitoral da 65ª Zona que abrange os municípios de Canela e Gramado, concluíram a inspeção das urnas eletrônicas que serão utilizadas no segundo turno das eleições, no domingo (30). O trabalho consistiu na atualização do sistema do dispositivo com os candidatos que participarão do pleito e também de testes finais, para identificar problemas no funcionamento.
“Cada urna é verificada data e hora, conferência de seção. As urnas geram um número e transmitimos para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), só pode receber dados com este número se por ventura chegar outro, tranca o sistema. É tudo muito auditável, o último passo antes da eleição”, disse Guilherme Cavagnoli, técnico Judiciário da 65ª Zona Eleitoral, situada em Canela.
Conversando com a reportagem do Jornal Integração diretamente da sala de conferência, enquanto os técnicos realizavam a revisão, Cavagnoli fez um apelo para que as pessoas respeitem quem pensa diferente e ressaltou o processo democrático.
“Tanto no estado como o país, temos duas opções, ideias diferentes e as pessoas têm que escolher o que achar melhor para ela, que tenha muita urbanidade. Divergências com respeito, faz parte da democracia”, descreveu.
As urnas serão entregues sábado (29) nos 62 locais de votação de Canela e Gramado, sendo 195 seções no total. Além das urnas que estarão prontas para receberem os votos dos eleitores, 20 já estão preparadas para, caso alguma tenha algum tipo de problema seja substituída, as chamadas de contingência.
“A urna possui um MR de Votação [semelhante a um pen drive] grava o resultado da eleição. Se a urna apresentar algum problema, retira esta mídia de resultado e colocam em outra urna, que são as reservas de contingência e reinicia de onde parou”, explicou. No primeiro turno, apenas três urnas tiveram que ser trocadas em Canela e Gramado.
Texto e foto: Tiago Manique – [email protected]