InícioEducaçãoGramado e CanelaUma safra de conhecimento e produção

Uma safra de conhecimento e produção

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA – Uma produção que faz parecer uma vinícola ou empresa do gênero e ainda, além de ter sua própria fábrica, possui o local onde são colhidas as próprias frutas sem a adição de agrotóxicos.

Uma instituição de ensino pública, sendo uma das únicas que faz parte do ensino do estado que mantém turno integral, a Escola Neusa Mari Pacheco (Ciep), mesmo em período de muitas incertezas devido a pandemia, produziu somente da uva, dos 500 pés de parreiras, cerca de cinco mil garrafas de sucos na safra do ano passado.

O Ciep possui um Centro Agrícola na Linha São João, interior de Canela, com cerca de 12 hectares. Além das uvas, conta com mais de 3.000 pés de laranjeiras e bergamoteiras, 200 pés de caquizeiros e outras frutas, além de plantação de milho e abóbora. E de toda essa área, 7 hectares estão reservados a preservação permanente da mata nativa.

Nos últimos anos, por falta de fomento governamental para financiar o transporte dos alunos, o deslocamento dos estudantes se dá esporadicamente ao local para passear, respirar ar puro e poder comer uma fruta saudável colhida direto do pé, a pandemia também atrapalhou o projeto pedagógico naquele local, pois os estudantes necessitam pagar o translado.

Mesmo com estas dificuldades, os resultados são comemorados pela direção da escola. Para o diretor, Márcio Gallas Boelter – que há 22 anos leciona na escola e há nove está à frente da direção – apesar da pandemia e da carência de um apoio mais efetivo em nível estadual, pôde ser dado seguimento nas atividades no Centro Agrícola.

“A manutenção de tudo isso dá muito trabalho, mas a produção das frutas é uma alegria e orgulho para nossa comunidade. No ano passado, em função da pandemia, foi realizada a limpeza e poda nas árvores frutíferas, plantio de novas mudas e a troca das frutas produzidas em supermercados da cidade, além da doação para o Hospital de Caridade de Canela (HCC)”, explicou.

O Centro Agrícola tem um caseiro residente que é professor da escola e, além dele, os funcionários do CPM e da cozinha da instituição atuam de forma permanente. O professor Márcio ressalta que está sendo cada vez mais desafiador manter o local por conta de toda estrutura da instituição, mas acredita que com o engajamento da comunidade conseguirá dar seguimento.

“O grande desafio é dar continuidade ao projeto que tem 27 anos e repensá-lo num caráter pedagógico. Como diz e prega a filosofia da escola, é preciso sonhar, no sonho projetar, o projeto realizar e dar continuidade. E para manter toda nossa proposta educacional, com piscina térmica, ampla estrutura física e principalmente, permanecer com o aluno em tempo integral (em tempos normais, sem pandemia), somente acreditando no lema da instituição que diz: A participação faz a diferença”, citou. Apesar dos desafios deste ano, já há projeção para a colheita de caqui previsto para os meses de março e abril e posterior de goiabas, laranjas e bergamotas, sendo para consumo in natura, produção de sucos, chimias e geléias. “Sempre priorizando o consumo pelos alunos, além de doações para o hospital e famílias carentes”, finalizou o diretor.

Texto: Tiago Manique | [email protected]

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns à comunidade escolar do “Canelinha”, pelo excelente trabalho realizado pelo Centro Agrícola da “Escola Estadual Neusa Mari Pacheco- CIEP”, de Canela.
    Que orgulho!
    Um grande abraço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...
error: Conteúdo protegido