InícioPolíticaGramado e CanelaUma cidade arborizada e mais saneamento básico

Uma cidade arborizada e mais saneamento básico

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA – Meio Ambiente é o tema da entrevista desta semana. O candidato Constantino Orsolin (MDB) respondeu questões como recolhimento de lixo, licenciamento ambiental, despoluição de arroios, tratamento de esgoto, bem como suas intenções com o Parque do Palácio e os projetos que envolvem a causa animal. Confira os principais pontos da entrevista:

1 – O serviço de limpeza urbana (coleta, destinação e triagem) ocorre atualmente com um contrato emergencial. Quais seus planos?

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, formatou o novo edital que vai qualificar a gestão dos resíduos sólidos, permitindo ampliar os índices de reciclagem e compostagem, com geração de trabalho e renda. O edital é complexo e envolve muitos trâmites burocráticos, impugnações e contestações. Recomendações do TCE foram ajustadas e atualizadas (pregão eletrônico) e em breve teremos novidades para melhorar este imprescindível serviço prestado à nossa população.

2 – A sociedade atual ainda tem um atraso cultural com relação a correta e assídua separação do lixo doméstico. Como o senhor vai trabalhar isso com as pessoas em paralelo com a usina de triagem de resíduos para elevar os índices de reciclagem que hoje está em 0%?

A proposta é ampliar as ações de educação ambiental, com a efetiva participação da comunidade. Através da Agenda Ambiental Canela 2020-2030 muitas ações para aproveitamento da fração orgânica em hortas domésticas e escolares já auxiliam na redução dos resíduos orgânicos direcionados para aterro. Orientações e programas permanentes também fazem parte das atividades propostas para ampliação da coleta seletiva. Também estão contidas no novo edital medidas para bonificação das atividades de separação, triagem e compostagem para futura empresa prestadora de serviços.

3 – Praticamente todos os recursos hídricos de Canela estão poluídos, percentual de esgoto tratado está muito aquém do que deveria ser para a cidade. O que o senhor pretende fazer para mudar esta realidade?

O nosso governo não está de braços cruzados em relação e este problema. Pelo contrário, temos várias frentes de atuação para melhorar a qualidade das águas e aumentar a porcentagem de esgoto tratado em nossa cidade. Um exemplo é a fiscalização em nossos rios e mananciais que foi intensificada com ações efetivas para coibir a poluição. Além disso, através de ações integradas com a Corsan estão sendo construídas cinco novas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’s) contemplando localidades como o bairro São Lucas (Miná), bairro Sesi (Chacrão), bairro São Luiz, o Parque do Lago e o Loteamento Maredial no bairro Santa Marta. Além dessas estações também está em andamento a ampliação da ETE do bairro Santa Terezinha. As obras estão em fases adiantadas de construção, atenderão muitas novas moradias e empreendimentos, possibilitando tratar mais de 60% dos esgotos do município, o que colocará Canela num novo e importante patamar de saneamento da região.

4 – O que o senhor tem a dizer sobre arborização urbana e plantio de hortênsias?

Afirmo com toda certeza que nenhum governo plantou tantas árvores na história de Canela como o nosso. Nossa cidade é reconhecida pelo slogan ‘Canela Paixão Natural’ e uma das propostas da nossa administração é ampliar e resgatar essa identidade. Para isso, realizamos nos últimos anos o plantio de mais de cinco mil mudas de árvores nativas, além de ações para o plantio de milhares de mudas de hortênsias, melhorando a qualidade de vida da comunidade, colorindo ruas, canteiros e bairros para deixar nossa cidade ainda mais bela e atrativa. Esta proposta terá seguimento e será ampliada. Por isso afirmo que a continuidade é necessária, é justa, e o povo de Canela merece. Uma das propostas para a próxima administração é a realização de um programa de arborização urbana, integrando escolas e comunidade, com amplo plantio de mudas de nativas nas calçadas e espaços públicos.

5 – Qual a possibilidade de criar um ecoponto para a comunidade levar resíduos recicláveis e resíduos que necessitam destinação especial?

O novo edital prevê ampliação dos procedimentos de coleta dos resíduos especiais, podendo ser definido três ou quatro ecopontos em supermercados, escolas ou pontos de grande circulação. Para isso a comunidade receberá orientações e materiais informativos sobre as tipologias de resíduos a serem recebidos pelos locais definidos.

6 – Licenciamento ambiental. O que o senhor pretende fazer?

Nosso governo foi responsável pela desburocratização de alguns procedimentos internos na Secretaria de Meio Ambiente que possibilitaram mais agilidade na liberação de documentos, sem deixar de lado todos os cuidados necessários na área ambiental. Com a organização administrativa impulsionamos projetos importantes e melhoramos o fluxo dos processos de licenciamento, realizados atualmente na forma ‘on-line’, reduzindo o tempo de espera com transparência e efetividade. Somente entre janeiro de 2017 e agosto de 2020 foram realizados 11.717 procedimentos dentro da Secretaria de Meio Ambiente, comprovando o empenho dos servidores que atuam na pasta. Novidades nas consultas públicas de todos os documentos associados aos processos de licenciamento e priorização de atividades de baixo impacto e pequeno porte também estão nos planos de governo.

7 – Energia solar e uso da água da chuva por meio de cisternas é uma tendência mundial. Pretende implantar ou ampliar esses sistemas nos prédios públicos?

Sim. Temos legislação municipal para captação e uso da água da chuva – Lei Municipal Nº 2.256, de 27/4/2005, que dispõe sobre a obrigatoriedade de captação de água da chuva no município de Canela e dá outras providências – o que já é exigido nos processos de licenciamento ambiental. Recentemente o Hospital de Caridade de Canela (HCC) também implantou sistema de geração de energia fotovoltaica, numa ação integrada com o setor privado. Escolas e prédios públicos serão estimulados para o uso dessa modalidade de geração de energia com redução dos custos públicos.

8 – O que o senhor pretende fazer com o Parque do Palácio?

Temos um grande projeto para esta área com foco ambiental e turístico. A intenção é utilizar o espaço para desenvolver ações de educação ambiental, aliado ao turismo de natureza e aventura. Estamos planejando construir no local um novo prédio para abrigar a Secretaria de Meio Ambiente e lá desenvolver ações com estudantes e comunidade, criar um horto florestal e a Escola Ecológica da Região das Hortênsias. Entendemos que a formatação de parcerias público/privadas é uma forma moderna de gestão desses espaços. Obras e atividades estão sendo realizadas para revitalização deste importante espaço público incluindo melhorias nas trilhas, construção de campo de futebol e quadra de areia, além de canchas de vôlei e identificação com placas de locais relevantes e dados ambientais.

9 – Quais seus projetos para a causa animal?

Nossa administração tem grande preocupação com o tema, realizando investimentos para atender a demanda de animais abandonados ou vítimas de maus tratos. Por meio de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado entre o Ministério Público e o Poder Executivo, a Prefeitura de Canela está realizando a construção de um Centro Municipal de Proteção aos Animais, na localidade Banhado Grande, popularmente conhecida como Estrada do Ibama. No local está em obras um conjunto de prédios e instalações com área total de 538,73 m² que terá capacidade para acomodar de forma transitória entre 300 e 400 cães e gatos, além de um espaço para receber animais urbanos de grande porte como cavalos e um espaço destinado aos animais silvestres. Paralelamente, serão intensificadas as ações e campanhas de conscientização sobre posse e guarda responsável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...
error: Conteúdo protegido