Leonardo Santos
GRAMADO – A Secretaria de Obras está trabalhando em diversas frentes para realizar trabalhos de drenagem e recuperação de estradas e acessos em diferentes locais do município. O secretário Willian Camilo, em entrevista ao Jornal Integração, destacou que os trabalhos estão sendo aproveitados durante os dias de tempo bom.
Emílio Leobet aguarda estudos e recursos
Camillo informou que estão sendo contratadas equipes para realizar estudos na rua Emílio Leobet, visando a elaboração de projetos para captação de recursos federais para obras nessa área. A rua Henrique Bertoluci no bairro Piratini também passa pelo mesmo processo.
“Para o local (Emílio Leobet) estão sendo contratadas equipes para realização de estudos. Também têm uma empresa que está nos ajudando na montagem de um projeto para cadastrarmos esses projetos na União para conseguirmos arrecadar recursos para obras nestes locais”, indicou.
Ainda em relação a Emílio Leobet, entre a ‘Santinha’ e a rua Amazonas está interditada para a passagem de veículos, com acesso apenas para os moradores de Gramado que residem antes deste trecho. “As pessoas devem fazer a volta pelo outro lado (centro). Da Santinha até a rua Amazonas está interditado, aqui somente para os gramadenses que moram antes deste trecho”, informou.
Drenagens no Orlandi e recuperação das estradas no Moreira
No Loteamento Orlandi, as obras de drenagem estão sendo realizadas em duas etapas. Nos últimos 15 dias, foram feitas as drenagens superficiais, enquanto nos próximos dias serão realizadas as drenagens profundas. O objetivo é garantir a estabilização do solo. “Estamos na drenagem no Loteamento Orlandi. Últimos 15 dias as superficiais e nos próximos as profundas. O tempo está ajudando”, sublinhou.
Outra obra em andamento é a melhoria viária no bairro Moreira, onde foram perdidos cerca de 60 metros de estrada devido às chuvas. O objetivo é garantir o acesso à rodovia 115 e evitar o isolamento da comunidade em caso de novas chuvas.
Linha 28 e ERS-235
Na descida da Prawer, a pasta está executando um acesso provisório para a comunidade local utilizar para ir até centro, enquanto na semana que vem começarão as obras para transferir o acesso para cima, ou seja, mudar o traçado da via.
“Começaremos as obras, na semana que vem, para transferir o acesso para cima, conseguindo retirar a vegetação e a empresa, quando contratada, poder iniciar a obra, dando mais facilidade para a comunidade”, projetou.

Quanto à ERS-235, o prefeito esteve em Porto Alegre cobrando soluções para dois trechos críticos ao Governo do Estado, um entre o Posto Sapatu´s e a Fiat e o outro abaixo do Parque Knorr. No primeiro, o governo se comprometeu a realizar estudos, apresentar projetos e executar a obra. No segundo, foram solicitadas medidas emergenciais para garantir a viária.
O secretário lembrou o trabalho desenvolvido pela a equipe da Secretaria de Obras para montagem da contenção e liberação do ponto em frente ao Gatzz. Willian contou que o primeiro dia (29 de maio) foi marcado pela saída das equipes apenas a meia noite. O segundo dia (30) os funcionários terminaram a colocação das pedras às 22h.
“A nossa equipe foi muito efetiva. Fomos até meia noite no primeiro dia, no segundo até 22h para podermos liberar aquela parte. A nossa comunidade estava precisando e o prefeito solicitou que fizéssemos o mais rápido possível”, contou.
Operação tapa buracos
Outras obras de recuperação e tapa-buracos estão sendo realizadas em diferentes pontos da cidade, visando melhorar a qualidade das vias após as fortes chuvas que atingiram o município.
“Estamos fazendo recortes, escavando e recolocando o pavimento, onde são buracos menores estamos fazendo os tapa buracos. Isso vai se estender por toda a cidade, já que a chuva castigou o município”, completou.
O secretário também relatou que as localidades da Estrada da Lageana, Chapadão e Morro Redondoestão recebendo reparos nas vias.










