GRAMADO – No dia 26 de setembro de 1960, na antiga Vila Floresta, (hoje bairro Floresta), era fundada a Escola Estadual Boaventura Ramos Pacheco, o Grupo Escolar da Vila Operária. A instituição foi batizada em homenagem ao professor, mestre de música e teatrólogo, Boaventura Ramos Pacheco, que prestou muitos serviços à comunidade do município.
Em alusão ao aniversário da escolaa reportagem do JI conversou com Patrícia Benetti, diretora da Ramos Pacheco e integrante da família responsável por ceder o terreno para a construção do educandário há seis décadas, onde atualmente também funciona a Escola de Educação Infantil Paulina Benetti e o posto de saúde do bairro.
Ela contou um pouco sobre a sua história com a escola e trajetória de vida como professora. “Sempre levei comigo o orgulho da grandiosidade do ato da minha família. Quis o destino estreitar um pouco mais meus laços com essa instituição, pois me tornei professora e meu desejo sempre foi dar aula nessa escola. Lembro que quando passei no concurso há 18 anos, fui destinada a outro local, mas não saía do meu coração a vontade de ir para o Ramos Pacheco. Até que chegou o dia e foi uma grande alegria. Poder voltar para minha escola de infância, tantas vivências e experiências maravilhosas como aluna que marcaram minha vida, tantos professores e funcionários que fizeram parte da construção da minha pessoa”, expressou.
No sábado (26), foi realizada uma homenagem aos 60 anos de história da instituição, no formato drive thru. De acordo com Patrícia, o momento foi de reencontro, amor e alegria, e envolveu toda a comunidade escolar. “Foi um dia histórico e memorável, pois mesmo com tantos desafios em tempo de pandemia não poderíamos deixar essa data passar em branco. Essa instituição de ensino vem há tantos anos construindo saberes, integrando a comunidade, transformando pessoas e superando obstáculos com profissionais engajados e comprometidos com uma educação de qualidade, que é orgulho para o município de Gramado”.
Os alunos e famílias receberam um bolo feito pela aluna Manuela Cavichion, do Ensino Médio além de um balão na cor da escola. O fim da festividade foi marcada por uma carreata no entorno do local.
ESTRUTURA – A Ramos Pacheco conta com, atualmente, 504 alunos, 37 professores e seis funcionários e funciona nos turnos da manhã e tarde, com ensino Médio, ensino Fundamental – anos iniciais e finais, além do EJA no período da noite.A estrutura é dividida em 11 salas de aula, sala de vídeo, laboratório de ciências, sala de Informática, sala de AEE (Atendimento Educacional Especializado), sala de professores,bloco administrativo, ginásio, pracinha, biblioteca, cozinha e refeitório (que no ano de 2019 passou por reformas).
HISTÓRICO – Até o ano de 1976 a escola só atendia crianças até a quinta série; Em 1982 passou a ter sétima e oitava série; No ano de 1989 foi implantado o curso de Suplência de Primeiro Grau (noturno); A criação da banda marcial foi em 1991, e posteriormente sofreu uma restauração em 2009; Em 1999 foi instaurado o Ensino Médio Supletivo (noturno);No início do século, em 2003, foi formada a primeira turma de EJA no Ensino Médio; No ano seguinte a escola passou a ter Ensino Médio Regular; Em 2012 iniciou-seo Ensino Médio Politécnico, posteriormente tendo sua primeira formatura politécnica em 2014; E por fim, neste ano foi implantado o Novo Ensino Médio.
TEXTO: Leonardo Santos