REGIÃO – Em comemoração ao Dia da Mulher, celebrado no domingo (8), diversas entidades e instituições de Canela e Gramado estão promovendo uma série de atividades especiais voltadas ao público feminino. A programação ocorre ao longo da próxima semana e inclui ações nas áreas da saúde, cultura, bem-estar e desenvolvimento pessoal.
Entre as atividades previstas estão palestras, rodas de conversa, oficinas artísticas e atendimentos voltados à saúde da mulher. Todas as iniciativas são gratuitas e têm como objetivo valorizar o papel feminino na sociedade, além de promover momentos de aprendizado, reflexão e cuidado.
A proposta é oferecer espaços de acolhimento e troca de experiências, abordando temas importantes como autoestima, prevenção em saúde, empreendedorismo feminino e expressão artística.
GABINETE DA PRIMEIRA DAMA
O Gabinete da Primeira-Dama de Gramado, está realizando desde o início desta semana uma programação especial. Com o tema “A Arte da Reforma”, o evento reuniu mulheres da comunidade para uma jornada de reflexão sobre ciclos, superação e reconstrução da essência feminina. Na abertura das atividades, as participantes foram recepcionadas pela primeira-dama, Jandira Tissot, pelo vice-prefeito, Luia Barbacovi, e pela diretora do Gabinete da Primeira-Dama, Suzana Strassburger. A programação se encerra amanhã, sexta-feira (6), que ocorre das 13h30 às 16h30 na rua São Pedro, 85, inclui palestras, rodas de conversa e momentos dedicados a trocas de experiências. As inscrições seguem gratuitas e podem ser realizadas diretamente pelo perfil oficial no Instagram (@gabineteprimeiradama).

ACADEMIA MUNICIPAL CANELA
A Academia Municipal de Canela, vinculada à Secretaria de Saúde, promoverá uma ação especial dedicada ao público feminino na próxima segunda-feira (9).
Conforme a equipe da Academia, composta pela coordenadora Carolina de Souza Pinto e pelo professor Alexandre Lazzarotto, ao longo do dia as usuárias poderão participar de uma programação diferenciada, que inclui café especial e uma série de cuidados de beleza, como corte de cabelo, escova, massagem e manicure, entre outros serviços. As atividades serão realizadas por profissionais voluntários, proporcionando um momento de valorização, bem-estar e integração. A Academia Municipal atende de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h; e nas sextas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A unidade está localizada na rua Leopoldo Prux, 14. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3282.5108 ou pelo WhatsApp (54) 99125.8462.

CAMARA DE GRAMADO
Por meio do gabinete da vereadora Vivi Cardoso (PP), a Câmara Municipal promoverá uma tarde especial dedicada ao cuidado, à valorização e ao fortalecimento das mulheres da comunidade. A ação será realizada na quarta-feira, (11), das 13h30 às 17h, nas dependências da Casa do Povo.
A iniciativa reúne uma série de atividades gratuitas voltadas ao bem-estar físico, emocional e social das mulheres, reforçando a importância do autocuidado, da escuta e da troca de experiências. Ao longo da tarde, diferentes espaços da Câmara receberão oficinas, dinâmicas e atendimentos simultâneos, conduzidos por profissionais de diversas áreas. Todas as atividades são gratuitas, porém possuem vagas limitadas, sendo necessária pré-inscrição, que deve ser realizada via WhatsApp pelo telefone (54) 99694.9246, diretamente com a assessora do gabinete, Marina Prinstrop.
CASA VITÓRIA CANELA
Diante dos números alarmantes da violência doméstica registrados nos últimos tempos no Rio Grande do Sul, a Prefeitura de Canela destaca o trabalho desenvolvido pela Casa Vitória, serviço mantido pelo Município e referência no acolhimento de mulheres em situação de violência.
Única casa de acolhimento a mulheres da Região das Hortênsias, a Casa Vitória já realizou 1.215 atendimentos a mulheres que sofreram algum tipo de violência — física, verbal, psicológica, patrimonial, entre outras. Até janeiro de 2026, foram registrados 73 abrigamentos e 96 crianças acolhidas juntamente com suas mães.
Nem todas as mulheres atendidas necessitam de abrigamento, já que essa é uma medida excepcional, adotada quando não há local seguro e existe risco iminente. Nesses casos, a Delegacia da Polícia Civil aciona a equipe de plantão da Casa Vitória, que realiza o acolhimento da vítima e de seus filhos, se houver.
No local, as acolhidas recebem acompanhamento de assistente social e psicóloga, com avaliação individual das necessidades — como vagas em escola para os filhos, inserção no mercado de trabalho e atendimento médico. Também são fornecidos vestuário, kit de higiene e alimentação. A residência conta com segurança 24 horas para garantir a proteção das vítimas.
SAIBA COMO DENUNCIAR
📞 180 – Central de Atendimento à Mulher
📞 190 – Brigada Militar
📞 (54) 98121.5174 – Casa Vitória
📞 (54) 3220.9614 – Delegacia de Canela










