GRAMADO – Filmado no município, o longa combina comédia, suspense e ação. A trama acompanha o médico Marcos (Raphael Logam – Doidas e Santas e M8 – Quando a Morte Socorre a Vida, além da série Impuros) e o arquiteto Carlo (Sacha Bali – Bom Dia, Verônica; 1 Contra Todos; Gênesis; além de ter sido vencedor de A Fazenda), que, ao tentar construir uma pousada no interior, acabam envolvidos em uma sequência de mortes absurdas após esconderem o corpo de um casal de uruguaios fugitivos. Inspirado no humor ácido dos Irmãos Coen, Guy Ritchie e Danny Boyle, o filme brinca com o caos e o acaso em situações tragicômicas.
Logam e Bali dividiram o prêmio de Melhor Ator, destacando a química entre seus personagens atrapalhados. O elenco traz ainda Brendha Haddad, Karla Bonfá e os uruguaios Alejandra Grossi e Rafael Beltrán, que adicionam um tom internacional à produção.
Dirigido por Caco Souza e escrito pelo gramadense Enrico Peccin (executive producer e também vilão no longa), o filme foi produzido em parceria com Gustavo Melo e A2 Filmes. A equipe destaca a universalidade da história e o potencial de Gramado como cidade cinematográfica.
Além dos prêmios, “Mato ou Morro” integra agora o catálogo de entretenimento da companhia aérea Emirates, exibido em voos internacionais ao lado de produções como Ainda Estou Aqui, um marco que reforça o alcance global da obra.