GRAMADO – Em entrevista concedida na manhã desta segunda-feira ao Jornal Integração, o prefeito Nestor Tissot fez um balanço das principais ações da administração municipal em 2025 e apresentou as perspectivas para 2026. Entre os temas abordados esteve o transporte universitário, atualmente custeado integralmente pela Prefeitura.
Segundo o prefeito, a política de pagar 100% das passagens gerou um aumento expressivo no número de estudantes atendidos. “Estamos com certa dificuldade para cumprir com o transporte universitário porque, após a implantação dessa medida, muitos alunos migraram para Gramado. Não apenas gramadenses, mas também estudantes de outras cidades que vêm em grande número aproveitar essa oportunidade”, explicou.
Diante desse cenário, a secretária de Educação, Simone Tomazelli, estuda a possibilidade de implementar um rateio, com participação parcial dos alunos no pagamento das passagens. A medida, segundo o prefeito, busca equilibrar os custos sem retirar o apoio da Prefeitura. “Pensamos em uma pequena contribuição dos estudantes, mas reforço que o município continuará participando”, afirmou.
A previsão de investimento para o transporte universitário em 2025 foi de R$ 2,77 milhões, valor considerado elevado pela administração. O Jornal encaminhou questionamentos à Secretaria de Educação para detalhar a proposta em análise para 2026 e informar o número de estudantes atualmente cadastrados e beneficiados pelo programa.
As respostas serão publicadas na edição de amanhã do Jornal Integração, trazendo mais detalhes sobre o futuro do transporte universitário em Gramado.












