InícioSegurançaGramado e CanelaPrefeitura de Canela adere a Campanha “Não é Não”

Prefeitura de Canela adere a Campanha “Não é Não”

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA – A Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação aderiu a campanha “Não é Não”, para conscientizar mulheres sobre seus direitos, principalmente contra a violência doméstica. A mobilização no município iniciou com a presidente da OAB Canela-Gramado, Anne Grahl Müller, e a juíza Simone Chalela, com o grupo de advogadas voluntárias da Comissão da Mulher Advogada.

Na ocasião, a Dra. Simone destacou que “Embora já tenha acabado oficialmente no Estado, a Campanha ‘Não é Não’, é sempre atual e vale ser lembrada, já que depois do não, tudo é assédio. Por isso, é importante conscientizar homens e mulheres sobre a importância de respeitar os direitos e os limites da liberdade, que termina quando começa a do outro. Para que os números de assédio e as diversas violências de gênero decaem, precisamos que a sociedade acolha essa ideia e lute pela mesma causa”.

A assistente social Aneline Schmitt e a secretária de Assistência, Carmem Seibt de Moraes, entendendo da importância dessa campanha, também se engajaram na ação e em parceria com o Departamento de Comunicação da Prefeitura iniciaram na tarde de hoje (26.1), registro fotográfica da equipe de mulheres da pasta de assistência, do CREAS – Centro de Referência Especializada em Assistência Social e Casa Vitória.

“A intenção da campanha é instruir a sociedade para uma mudança de comportamento social”, destacou a secretária Carmem.

A campanha segue também em outras secretárias e departamentos da administração pública, onde homens e mulheres estão sendo convidados a participarem da ação, por meio de registro fotográfico.

Demais órgãos e empresas também podem aderir a campanha enviando fotos e registros fotográficos de suas equipes com o slogan “Não é Não”, pelo whatts 54 9 9146-3515.

A Delegacia de Polícia de Canela já faz parte da ação e a foto da equipe será na sexta-feira.

CASA VITÓRIA

Fotos: André Fernandes

A acolhida da vítima é pautada no fortalecimento feminino, para que a mulher consiga romper o vínculo de dependência com o agressor; na oferta de oficinas de capacitação para obtenção de renda; acompanhamento psicológico para romper vínculos de violência e encaminhamento aos devidos programas municipais de assistência. O acolhimento incentiva a independência, autonomia e o protagonismo feminino. A vítima recebe também apoio jurídico (parceria com a OAB Subseção Canela Gramado).

INFRAESTRUTURA

O imóvel onde a Casa Vitória realiza suas atividades é de propriedade da Prefeitura Municipal, que através de um termo de fomento em 2021, realiza o repasse financeiro de R$ 126 mil para a Associação Coração de Ouro, que presta os serviços especializados para mulheres vítimas de violência doméstica.

O espaço conta com sistema de câmeras (parceria com a Brigada Militar); quartos respeitando a individualidade de cada família; sala de acolhimento com equipe técnica; cozinha/lavanderia; banheiros; sala de entretenimento infantil; sala de TV; e disponibilidade de transporte nos casos de deslocamento da vítima. A casa de acolhimento prevê o atendimento de até 15 mulheres, em funcionamento ininterrupto, 24 horas por dia, sob plantão.

A equipe é composta por psicóloga, assistente social, setor jurídico e também tem oficinas terapêuticas, visando a inserção ou reinserção no mercado de trabalho para conquistarem independência financeira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gilberto Cezar anuncia filiação ao PSD

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, anunciou neste sábado, 30 de agosto de 2025, sua filiação ao PSD. O ato contou com o apoio...

Motociclista é detido após acompanhamento da Brigada Militar em Canela

Na manhã deste sábado (30/08), um motociclista desobedeceu ordem de parada da Brigada Militar e seguiu em alta velocidade pelo centro da cidade. Durante...

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...
error: Conteúdo protegido