InícioSegurançaGramado e CanelaPrefeitura de Canela adere a Campanha “Não é Não”

Prefeitura de Canela adere a Campanha “Não é Não”

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA – A Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação aderiu a campanha “Não é Não”, para conscientizar mulheres sobre seus direitos, principalmente contra a violência doméstica. A mobilização no município iniciou com a presidente da OAB Canela-Gramado, Anne Grahl Müller, e a juíza Simone Chalela, com o grupo de advogadas voluntárias da Comissão da Mulher Advogada.

Na ocasião, a Dra. Simone destacou que “Embora já tenha acabado oficialmente no Estado, a Campanha ‘Não é Não’, é sempre atual e vale ser lembrada, já que depois do não, tudo é assédio. Por isso, é importante conscientizar homens e mulheres sobre a importância de respeitar os direitos e os limites da liberdade, que termina quando começa a do outro. Para que os números de assédio e as diversas violências de gênero decaem, precisamos que a sociedade acolha essa ideia e lute pela mesma causa”.

A assistente social Aneline Schmitt e a secretária de Assistência, Carmem Seibt de Moraes, entendendo da importância dessa campanha, também se engajaram na ação e em parceria com o Departamento de Comunicação da Prefeitura iniciaram na tarde de hoje (26.1), registro fotográfica da equipe de mulheres da pasta de assistência, do CREAS – Centro de Referência Especializada em Assistência Social e Casa Vitória.

“A intenção da campanha é instruir a sociedade para uma mudança de comportamento social”, destacou a secretária Carmem.

A campanha segue também em outras secretárias e departamentos da administração pública, onde homens e mulheres estão sendo convidados a participarem da ação, por meio de registro fotográfico.

Demais órgãos e empresas também podem aderir a campanha enviando fotos e registros fotográficos de suas equipes com o slogan “Não é Não”, pelo whatts 54 9 9146-3515.

A Delegacia de Polícia de Canela já faz parte da ação e a foto da equipe será na sexta-feira.

CASA VITÓRIA

Fotos: André Fernandes

A acolhida da vítima é pautada no fortalecimento feminino, para que a mulher consiga romper o vínculo de dependência com o agressor; na oferta de oficinas de capacitação para obtenção de renda; acompanhamento psicológico para romper vínculos de violência e encaminhamento aos devidos programas municipais de assistência. O acolhimento incentiva a independência, autonomia e o protagonismo feminino. A vítima recebe também apoio jurídico (parceria com a OAB Subseção Canela Gramado).

INFRAESTRUTURA

O imóvel onde a Casa Vitória realiza suas atividades é de propriedade da Prefeitura Municipal, que através de um termo de fomento em 2021, realiza o repasse financeiro de R$ 126 mil para a Associação Coração de Ouro, que presta os serviços especializados para mulheres vítimas de violência doméstica.

O espaço conta com sistema de câmeras (parceria com a Brigada Militar); quartos respeitando a individualidade de cada família; sala de acolhimento com equipe técnica; cozinha/lavanderia; banheiros; sala de entretenimento infantil; sala de TV; e disponibilidade de transporte nos casos de deslocamento da vítima. A casa de acolhimento prevê o atendimento de até 15 mulheres, em funcionamento ininterrupto, 24 horas por dia, sob plantão.

A equipe é composta por psicóloga, assistente social, setor jurídico e também tem oficinas terapêuticas, visando a inserção ou reinserção no mercado de trabalho para conquistarem independência financeira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Festa do Figo de Nova Petrópolis define programação e recebe aporte municipal

GRAMADO - O Poder Público Municipal e a Associação Cultural e Esportiva Linha Brasil firmaram termo de fomento nesta quinta-feira, 18 de dezembro, no...

Gazeta Funerária: Curta metragem gramadense será exibido em duas sessões na próxima semana

GRAMADO - As relações pós-vida são o tema do curta-metragem Gazeta Funerária, produzido pela proponente Naiana Amorim e Melancia Filmes, produtora audiovisual de Gramado....

Redes municipais e estaduais definem encerramento do ano letivo na região

João Pedro Boch [email protected] REGIÃO - As redes municipais de Gramado e Canela, além das escolas estaduais, já definiram as datas de encerramento do ano letivo,...

Economistas da Fiergs e Farsul alertam para desequilíbrio fiscal e desaceleração econômica

REGIÃO - A RA (Reunião-Almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), de segunda-feira (3), reuniu no mesmo...

Novo momento

CANELA - Na tarde desta sexta-feira, 31 de outubro, a reportagem do Jornal Integração esteve na Secretaria de Turismo de Canela para uma entrevista...
error: Conteúdo protegido