CANELA – Na tarde deste sábado (29), o 2º Pelotão Ambiental de Canela, da Brigada Militar, atendeu a uma ocorrência de maus-tratos a um cavalo na cidade de Canela, no bairro São José. O equino foi encontrado deitado no interior de um terreno, em péssimas condições de saúde e estado de inanição.
A ação foi iniciada após moradores locais perceberem que o animal não conseguia se levantar por conta própria e acionarem o Pelotão Ambiental. O policiamento ambiental, em conjunto com a Brigada Militar de Canela e agentes da Secretaria de Meio Ambiente do município, encaminhou o cavalo a um abrigo.
Populares trouxeram ração, pasto e água para o animal e, durante a tarde, cuidaram dele. Os policiais posicionaram o cavalo para que não permanecesse totalmente deitado, o que, com o tempo e alimentação adequada, contribuiu para a melhora de sua condição.
O trabalho em equipe culminou com a remoção do cavalo por conveniados da prefeitura de Canela, utilizando transporte apropriado. O animal apreendido será tratado e posto para adoção. Até o momento, os responsáveis pelo cavalo não foram localizados. Caso fossem encontrados, responderiam por crime ambiental e infração administrativa.
O apoio da comunidade foi essencial para o resgate e recuperação do cavalo, que ainda passará por avaliação médico-veterinária para descartar quaisquer outros problemas de saúde.