Nicolas Felippetti
Próximo as eleições 2024, surge um novo partido com a chegada do Novo em Canela, buscando trazer uma abordagem diferente e comprometida com valores como ficha limpa, transparência e eficiência. Em uma entrevista exclusiva ao programa Raio-X nas Eleições Municipais de 2024, apresentado pelo direir do Jornal Integração Cláudio Scherer, o coordenador e presidente do Novo em Canela, Rafael Krause, discutiu os princípios e objetivos do partido na região.
Natural de São Leopoldo e com formação em hotelaria, Krause, de 40 anos, possui uma herança política familiar, já que seu pai foi vereador em sua cidade natal. Sua trajetória profissional inclui experiências em diferentes setores, desde cruzeiros até empreendedorismo, antes de se estabelecer em Canela em 2013.
O Novo se destaca por suas ideias de direita, conservadoras e liberais, buscando atrair candidatos alinhados com esses valores e comprometidos com a ética na gestão pública. O partido valoriza a ficha limpa e a ausência de envolvimento em corrupção como requisitos para seus pré-candidatos. “O principal é ser ficha limpa, não pode ter envolvimento com escândalo de corrupção”, destacou Krause enfatizando que não se pode ter processos judiciários.
Apesar das críticas ao fundo eleitoral, o Novo reconhece a necessidade de utilizá-lo nas eleições devido às restrições às doações. Krause destaca que essa decisão não compromete os princípios do partido, que segue defendendo uma redução da intervenção estatal na política. “Foi definido pelo diretório nacional do partido que se faria o uso do fundo eleitoral, mas reforçando o Novo não é a favor do fundo eleitoral.”
Com apenas 15 filiados em Canela, o Novo enfrenta o desafio de se estabelecer na região, mas mantém uma visão realista e determinada. Krause reconhece a competitividade das eleições municipais, mas destaca o compromisso do partido com uma mudança positiva na política local. “A gente não se ilude com números extraordinários, a gente é bem pé no chão, então a gente sabe que não vai ser fácil a gente colocar alguém dentro da Câmara nessas eleições. Mas nosso trabalho nesse momento é para afirmar o Novo aqui na região, para mostrar para as pessoas, mostrar para os eleitores que o Novo é diferente, que ele quer mudança”, enfatizou Krause.
Ao recusar coligações com partidos de esquerda e adotar práticas transparentes na administração pública, o Novo busca diferenciar-se e atrair aqueles que compartilham de sua visão. “A única coisa que a gente não vai de jeito nenhum é apoiar candidatos, ou coligações que estejam envolvidos partidos de esquerda”, destacou o coordenador do Novo.
Krause incentiva as pessoas a se envolverem mais na política, a não ficarem indiferentes e a participarem ativamente para torná-la mais justa e ética. “Muitas pessoas acabam se distanciando da política porque eles olham para cima e vêem tanta sujeira, tanta coisa errada acontecendo em nosso país e parece que é tudo normal. Então as pessoas acabam querendo se distanciar um pouco disso, mas a gente tem que fazer justamente ao contrário, temos que nos aproximar para afastar essas pessoas ruins da política”, ressaltou Krause.
O partido Novo representa uma nova abordagem na política canelense, oferecendo uma visão diferente e a promessa de uma gestão mais eficiente e transparente. Krause ainda dá o exemplo da prefeitura de Joinville, que é do partido Novo e atualmente tem 92% de aprovação na cidade, destacando a forma da nomeação dos secretários que acabou não sendo realizada por indicação, mas por processo seletivo, e ressalta “na política isso é muito importante, a gente precisa sim ter pessoas políticas que saibam conduzir a coisa, mas a gente precisa ter pessoas técnicas em departamentos técnicos.”
Confira a entrevista completa. Para ouvir no celular basta clicar em OUVIR NO NAVEGADOR
A entrevista também pode ser conferida na página do YouTube do Jornal Integração
Fico feliz em saber que o Rafael Krause escolheu uma agremiação política partidária que combate a corrupção e olha para a honestidade. Parabéns pela iniciativa.