CANELA – O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) está promovendo ações com foco na Semana de Prevenção, entre os dias 27 de junho a 3 de julho. As atividades contemplam o aniversário do CBMRS e o dia dos Bombeiros, comemorado no dia 2. Criação do Corpo de Bombeiros de Canela foi em 30 de janeiro de 2006.
Conforme o sargento Roger, do Corpo de Bombeiros de Canela, agora no inverno é preciso ter cuidado com a instalação do fogão a lenha. “Nós pedimos que as pessoas façam uma limpeza do fogão a lenha e dos canos. É importante também dar uma olhada como está a instalação e verificar se o cano do fogão está encostado na madeira. Tudo isso pode acarretar no princípio de um incêndio grandioso”, alertou.
Outro cuidado é com a energia elétrica das casas, que segundo o sargento, algumas residências possuem uma rede com muitos anos. “Nós sabemos que teve uma mudança com a demanda de materiais elétricos e acabamos deixando a rede da casa de forma suspensa. Por isso, pedimos que a comunidade de uma olhada no estado das instalações elétricas, se tem algum fio encostando na madeira, se têm isoladores”, explicou Roger.
GRAMADO – O Quartel de Bombeiros do município está recebendo visitas das escolas para conhecer a rotina dos profissionais, as viaturas de resgate e equipamentos utilizados nas ocorrências. Entre as ações realizadas durante a Semana de Prevenção está a orientação sobre como evitar possíveis acidentes com aquecedores e como agir em caso de engasgo de bebês. As escolas que desejarem realizar visita ao quartel deverão agendar horário pelo telefone (54) 3286-1549.
A criação do Corpo de Bombeiros de Gramado foi em 28 de maio de 1998.
Quando ligar para o 193 do Corpo de Bombeiros – Na hora do aperto muitas dúvidas podem surgir. De qualquer forma, além dos casos que envolvam fogo, também pode legar para o 193 (Bombeiros) quando tiver vazamento de gás, acidente veicular, queda de altura, parada respiratória. Incêndio, afogamento, resgate de pessoas ou animais, inundação e desabamento, acidente com animal peçonhento, choque elétrico, vazamento de produto perigoso, queda e acidente doméstico e acidente com vítima.
Mulheres na equipe
Conforme dados oficiais do site do Corpo de Bombeiros, atualmente são 2.720 militares em atividade. Desse número, 236 são mulheres, ou seja, apenas 8,6% do total. Em Gramado, a tenente Marisa Richetti é a primeira mulher no comando, e está no pelotão desde setembro de 2020. Anteriormente, ela esteve atuando na corporação em Canela.

Há seis meses em Canela, a soldado Viviane Osório é da última turma que passou por oito meses no curso de formação. Ela participou da atividade na Praça João Correa e falou sobre salvamento aquático. “Hoje, até mesmo por causa do inverno, nós temos uma roupa especial para salvamento na água, resistente ao frio. Além disso, temos a
Life Belt, que é uma boia mais atual para o salvamento. Ela oferece mais segurança a vítima e flutuabilidade, além de praticidade para retirada da vítima na água”, destacou Viviane.
Viviane, que é uma das três mulheres que atuam no batalhão canelense, também irá participar da Operação Verão do Corpo de Bombeiros Militar, que atua na segurança dos banhistas – de dezembro a março. “No final do ano, eu vou para a beira-mar atuar junto com os guarda-vidas civis temporários. Eu fico até fevereiro e depois os fiscais militares acompanham os temporários”, disse.