InícioGeralGramado e CanelaOperação Poste Limpo, trânsito e o que disseram sobre panfletagem e áreas...

Operação Poste Limpo, trânsito e o que disseram sobre panfletagem e áreas invadidas

Tempo de leitura: < 1 minuto

Tiago Manique

[email protected]

CANELA – A manhã de hoje, terça-feira (23), marcou o início de mais uma edição da Operação Poste Limpo, que iniciou ao lado do Parque do Palácio, na entrada da cidade, como parte da programação da Semana do Trânsito. A ação é promovida pela Secretaria de Trânsito, Transporte e Fiscalização de Canela e tem como objetivo garantir mais segurança viária e organização do espaço público.

O secretário Adriel Buss destacou que a operação vai atuar inicialmente na esquina das ruas Danton Corrêa da Silva e Getúlio Vargas, corrigindo problemas decorrentes da troca de postes realizada em parceria entre a empresa Mercúrio e a RGE. “Neste primeiro momento, não haverá novas trocas de fiações, mas sim a retirada de fios obsoletos e a readequação de alguns cabos”, explicou.

Segundo Buss, apenas três empresas participaram da ação. As demais operadoras, mesmo notificadas, não compareceram e serão multadas, além de terem seus casos encaminhados ao Ministério Público. “Não podemos permitir que a falta de colaboração comprometa a segurança da população”, reforçou o secretário.

Esclarecimento

Buss também falou sobre boatos de que motoristas estariam sendo multados a partir de fotos tiradas por fiscais. Ele esclareceu que tal prática não existe e que todas as autuações são feitas no momento da infração, respeitando a legalidade. “Não somos uma indústria da multa. Nosso trabalho é garantir que Canela seja uma cidade segura”, afirmou.

Dados da Secretaria mostram que o uso do celular ao volante segue sendo o principal problema de trânsito na cidade. Em apenas duas horas de observação, foram registradas mais de 70 ocorrências desse tipo. O problema reflete uma realidade nacional: cerca de 225 mil acidentes de trânsito por ano no Brasil estão ligados ao uso do celular, resultando em aproximadamente 54 mil mortes.

A Semana do Trânsito em Canela também prevê atividades educativas, distribuição de material informativo e ações de conscientização. “Nosso objetivo é reduzir os índices de sinistralidade e transformar a cidade em um lugar mais seguro para motoristas e pedestres”, concluiu o secretário.

Combate à panfletagem irregular e invasões

O diretor de Fiscalização da Secretaria de Trânsito, Transporte e Fiscalização, Márcio Sauer, afirmou que o trabalho para manter a ordem no Centro e no entorno da Catedral de Pedra segue de forma permanente e contínua. Segundo ele, as ações já resultaram em uma forte redução das abordagens irregulares a moradores e turistas, mas ainda exigem atenção diária.

Márcio Sauer pontuou sobre fiscalização na área central e áreas invadidas. Crédito: Leonardo Santos/JIH

“Hoje podemos caminhar até a igreja praticamente sem sermos abordados. E, se isso acontecer, são casos pontuais que combatemos no dia a dia”, destacou Sauer. Ele explicou que, por trás das práticas de abordagem, normalmente há empresários que financiavam essa atividade, mas um trabalho de conscientização reduziu significativamente a prática.

Outro ponto reforçado pelo diretor diz respeito à panfletagem. A entrega de materiais promocionais diretamente na área central é proibida, por ser considerada abordagem irregular aos turistas. Já a distribuição em caixas de correio é permitida, desde que feita de forma organizada e voltada à população local.

Quanto à atividade de fotógrafos, Sauer esclareceu que profissionais podem atuar normalmente, desde que contratados por clientes e com serviço previamente acordado. O que segue proibido é a prática de “falsos fotógrafos” que abordam turistas em frente à igreja oferecendo serviços de forma irregular.

Além do Centro, Sauer revelou uma preocupação crescente com invasões em áreas públicas e privadas no município. Ele explicou que esse problema se intensificou após a pandemia de Covid-19 e, mais recentemente, com as enchentes do último ano, que trouxeram para Canela famílias em situação de vulnerabilidade. “É um desafio social sério, que exige estratégia, fiscalização constante e, muitas vezes, a atuação conjunta com o Judiciário e a Secretaria de Gestão Pública”, afirmou.

Segundo o diretor, a fiscalização tem adotado horários variados de atuação — manhã, tarde e noite — para evitar que atividades irregulares voltem a se instalar. Ele reforçou ainda que o município enfrenta múltiplos desafios, como transporte público, comércio irregular e segurança, todos tratados de forma integrada.

“Nosso objetivo é transformar Canela em uma cidade melhor, mais organizada e segura para moradores e visitantes”, concluiu Sauer.

A entrevista completa pode ser conferida no Facebook do Jornal Integração na aba vídeos ou clicando neste link https://www.facebook.com/jornalintegracaohortensias/videos/1874397266790009

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Economistas da Fiergs e Farsul alertam para desequilíbrio fiscal e desaceleração econômica

REGIÃO - A RA (Reunião-Almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), de segunda-feira (3), reuniu no mesmo...

Novo momento

CANELA - Na tarde desta sexta-feira, 31 de outubro, a reportagem do Jornal Integração esteve na Secretaria de Turismo de Canela para uma entrevista...

Smart Cities Park encerra e anuncia duas edições em 2026

REGIÃO - A quarta edição do Smart Cities Park encerrou nesta quinta-feira (30), em Nova Petrópolis, consolidando-se como o maior evento de inovação, tecnologia...

Mutirão para limpeza da Cascata dos Narciso ocorre hoje

GRAMADO – Hoje, sábado (25), a partir das 8h, acontecerá um trabalho voluntário e coletivo, que tem como objetivo limpar e preservar um espaço...

Série Ouro tem líder isolado

CANELA - A bola rolou com intensidade e muitos gols na noite desta quinta-feira (23) pela 5ª rodada do Campeonato Municipal de Futsal –...
error: Conteúdo protegido