InícioGeralGramado e CanelaO que se sabe sobre o Puma que apareceu no Centro de...

O que se sabe sobre o Puma que apareceu no Centro de Gramado

Tempo de leitura: < 1 minuto

GRAMADO – Um vídeo circulou em redes sociais na sexta-feira (21) sobre um Puma que apareceu na rua Theobaldo Fleck, área central de Gramado e chamou a atenção.

Nas imagens captadas por um morador e de câmeras de segurança, mostra o animal circulando de forma tranquila pela via. A possibilidade queno felino estava na área situada atrás do Hospital Arcanjo São Miguel.

Ainda na sexta-feira, a reportagem do Jornal Integração conversou com o comandante da Polícia Ambiental (Patram), tenente Ritter que falou rapidamente sobre o caso.

“É um animal jovem e estava de passagem, buscando um mata para se refugiar”. O caso está sendo monitorado pela Secretaria de Meio Ambiente de Gramado.

No início da noite de sábado (22), a Patram se manifestou sobre o aparecimento do animal.

O Comando Ambiental da Brigada Militar orienta que as pessoas alertem os órgãos de controle o mais rapidamente possível. Este felino, o segundo maior das Américas, ocorre em todo o território do estado do Rio Grande do Sul, e embora seja um animal de grande porte, não tem histórico de ataque a pessoas, mas podem se tornar agressivo quando se sente acuado ou em perigo.

Conforme as autoridades ambientais, o Puma é de hábitos noturnos, geralmente caçam pequenos animais a noite e podem percorrer grandes distâncias atrás de suas presas em apenas uma noite só.

Tem sido frequente o avistamento destes animais e um dos motivos é o fato de que, “infelizmente, as áreas de mata nativa tem sido cada vez mais afetadas por intervenções humanas, forçando estes animais a buscar alimento em areas mais povoadas”, cita o Comando Ambiental.

Outro ponto alertando, que estes animais estão ameaçados de extinção e precisam ser preservados por todos, pois eles tem uma enorme responsabilidade no equilíbrio dos ecossistemas, controlando a população de outros animais que fazem parte de sua cadeia alimentar.

“Ajude o Comando Ambiental a proteger estes animais e também a salvaguardar a segurança das pessoas. Ligue para o número de plantão e informe com a máxima exatidão dos dados de local, horário e condições em que estes grandes felinos foram avistados.

O Comando Ambiental irá enviar suas patrulhas ambientais para monitorar os locais onde estes animais são vistos e apoiar as comunidades. Mantenha distância destes animais, se eles não se sentirem acuados, certamente vão voltar para a mata”, finaliza a nota do Comando Ambiental.

Contatos Polícia Ambiental

(51) 98437.6920.

(54) 98416.4079.

(51) 99353.6845 (Patram Taquara)

Foto: Reprodução Rede Social

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...

Tour de France Gastronomie celebra um ano em Gramado com novo cardápio e homenagem aos clientes

GRAMADO - O Tour de France Gastronomie completou, segunda-feira (14), seu primeiro ano de funcionamento em Gramado e marcou a data com o lançamento...
error: Conteúdo protegido