InícioGeralGramado e CanelaO lixo transformado em litros de leite

O lixo transformado em litros de leite

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA – A transformação de lixo em alimentos não é utopia e tão pouco uma obra de fake news. A 4ª Ação do Bem é uma realidade que o Grupo Ambientalista Gramado Viva promoverá domingo (15) na frente da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Canelinha das 8h às 15h. Esta será a segunda em Canela, sendo que outras duas foram realizadas em Gramado.

Os voluntários estarão no local aguardando a população que poderá levar garrafas pet, latinhas, papelão, eletrônico, pilhas, baterias e óleo de cozinha. Todo material angariado será vendido para uma empresa de reciclagem e os recursos serão utilizados na compra de litros de leite para doar para entidades de Canela. A comunidade, além do lixo, também pode levar alimentos não perecíveis.

Nesta semana, o presidente da Gramado Viva, Jair Portulan, concedeu entrevista na Rádio Integração Digital e falou desta ação e da importância da participação da comunidade. “Esta ação vem em favor da comunidade e do meio ambiente, estaremos no local aguardando para fazer o recolhimento do material e orientar as pessoas da importância de fazer a separação correta do lixo”, disse. Força Tarefa Serra Gaúcha, Espaço Gaúcho e Pema Reciclagem, confirmaram participação.

O óleo de cozinha é considerado altamente tóxico quando descartado em solo ou no ralo da pia. Cada litro de óleo pode contaminar 1 milhão de litros de água, além de ser agressivo para o solo e plantas e, por meio da infiltração, polui os lençóis freáticos. “Com óleo de cozinha pode ser feito sabão caseiro, tem empresas que compram e fazem a coleta para a fabricação de biodiesel. O ser humano não tem mais desculpa de não descartar corretamente, então pode nos procurar que estaremos recebendo também domingo no dia da ação”, alertou.

Outra preocupação é com o lixo eletrônico, pilhas, lâmpadas e baterias que também será realizado o recolhimento. Alguns estabelecimentos comerciais e públicos como escolas municipais em Gramado e Fórum, de acordo com o ambientalista, possuem ecopontos. Portulan também sugeriu que as pessoas façam em casa uma ação desta e levem para os locais adequados.

“A população pode fazer em casa um ecoponto e entregar nas Prefeituras e com certeza será destinado no local correto. A comunidade pode e deve participar e ter esta iniciativa. Muitas pessoas misturam pet com pilhas e vai para o aterro e esta separação incorreta é altamente prejudicial para a saúde humana e meio ambiente”, descreveu.

Portulan lembrou que se uma lâmpada ou aparelho eletrônico adquirido de estabelecimento comercial não tiver mais em uso, este local é obrigado a receber o material ou indicar onde é realizado o recolhimento.

“Esta atitude é chamada de logística reversa. Comprou e estragou devolve para a loja, este material não serve como lixo seco, não pode ser colocado junto com a coleta seletiva. Temos que multiplicar cidadania e estas microações que fazem a diferença. Não adianta deixar um planeta melhor, mas o ser humano com mais empatia e educado ambientalmente despertando o amor pela natureza”, finalizou.

A próxima atividade programada será realizada em 18 de setembro no Dia Mundial da Limpeza. Do posto de combustível Ale, localizado na entrada do Distrito Industrial uma comitiva de voluntários percorrerá o trecho até o Santuário do Caravaggio para o recolhimento de lixo e orientações para a população. A atividade contará com a parceria da Prefeitura de Canela.

Texto: Tiago Manique – [email protected].

Foto: Leonardo Santos/Arquivo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Festa do Figo de Nova Petrópolis define programação e recebe aporte municipal

GRAMADO - O Poder Público Municipal e a Associação Cultural e Esportiva Linha Brasil firmaram termo de fomento nesta quinta-feira, 18 de dezembro, no...

Gazeta Funerária: Curta metragem gramadense será exibido em duas sessões na próxima semana

GRAMADO - As relações pós-vida são o tema do curta-metragem Gazeta Funerária, produzido pela proponente Naiana Amorim e Melancia Filmes, produtora audiovisual de Gramado....

Redes municipais e estaduais definem encerramento do ano letivo na região

João Pedro Boch [email protected] REGIÃO - As redes municipais de Gramado e Canela, além das escolas estaduais, já definiram as datas de encerramento do ano letivo,...

Economistas da Fiergs e Farsul alertam para desequilíbrio fiscal e desaceleração econômica

REGIÃO - A RA (Reunião-Almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), de segunda-feira (3), reuniu no mesmo...

Novo momento

CANELA - Na tarde desta sexta-feira, 31 de outubro, a reportagem do Jornal Integração esteve na Secretaria de Turismo de Canela para uma entrevista...
error: Conteúdo protegido