
Pensado cuidadosamente desde sua arquitetura aos pequenos detalhes para encantar e permitir aos hóspedes uma viagem inesquecível à França através de uma estadia única neste pedacinho da Europa no Brasil, Gramado. O Hotel remete o hospede à época do Império Francês, proporcionando uma experiência de luxo e sofisticação dignas da realeza.
O empreendimento é a realização de um sonho do casal Jonas Caliari Tomazi e Ana Clara Grings Tomazi que criou o hotel boutique Colline de France. Jonas trabalhava como corretor de imóveis e a esposa, Ana Clara, na empresa de calçados dos pais em Igrejinha.
A construção teve início em 2015 e a inauguração ocorreu em novembro de 2018. A ideia era manter a inspiração europeia, mas fugir do que se tinha na cidade, fugir da cultura alemã e italiana predominante, por isso a temática francesa. “Para não perder a originalidade europeia”, explica.
A ascensão do Colline muito rápida. Em dois anos e meio de atividades já figurava no topo das avaliações no TripAdvisor, o que ajudou ainda mais a impulsionar o empreendimento. “Ter uma proposta diferente também ajudou”, confessa Jonas, citando que a expansão ocorreu especialmente entre o público on line.

Em maio de 2021, no terceiro ano de atividades, o Colline de France conquistou o primeiro lugar no ranking “Os 25 Melhores Hotéis do Mundo”, do prêmio “Travellers’ Choice 2021 – Best of The Best”, do TripAdvisor. Esta é a primeira vez que um hotel brasileiro alcança o feito. Esse premiação foi a virada de chave para o hotel e a partir disso as reservas cresceram significativamente. No ano seguinte, em 2022, o hotel ficou com o 2º lugar na premiação. A premiação refletiu também na divulgação orgânica da cidade, levando o nome de Gramado para o mundo inteiro.
Com ambientes instagramáveis e atendimento acolhedor, quem visita o Colline fica encantado com a estadia. “O segredo é fazer o hóspede se sentir em casa e ter uma ótima experiência”, revela Jonas. Ele destaca que o hotel virou um destino procurado. “É incrível, o Colline virou destino, tem hospede que vem e não vai passear pela cidade, ficam só no hotel, e olha que não temos nenhuma vista”, comentou.

Entre os diferenciais que levaram o Colline de France ao topo das avaliações estão os móveis esculpidos à mão, o Centro de Relaxamento e os 34 sofisticados apartamentos, distribuídos em cinco categorias: Imperial, Majestic, Gran Colline, Colline e Petit Colline. Todos com calefação individual, isolamento termoacústico, Smarts TVs de 4 k em alta definição, roupas de cama de algodão egípcio 300 fios da Trussardi/Trousseau e amenities da L’Ocittane Au Brasil.
A gastronomia francesa também é um dos destaques do local. Um charmoso bistrô francês atende os hóspedes, que também contam com um café da manhã com cardápio desenvolvido por uma consultoria especializada na pâtisserie do país.
O hotel levou o casal a abrir outras duas lojas em Gramado, uma boutique multimarcas, a Ruban Rouge Boutique, situada em frente ao Hard Rock Café, e o Maison Colline, que oferece artigos de decoração e móveis de luxo. “Muitos hóspedes nos perguntam onde podem encontrar os móveis que temos no hotel, isso nos inspirou a abrir a Maison”, destaca. Jonas e Ana Clara querem mais. A marca Colline de France está com planos de expansão e em tratativas para abrir um novo hotel, em outra cidade, mantendo a mesma proposta aplicada em Gramado.
