InícioSaúdeGramado e CanelaNúmeros de tentativas de suicídio altos reforçam a importância da saúde mental

Números de tentativas de suicídio altos reforçam a importância da saúde mental

Tempo de leitura: < 1 minuto

Tiago Manique

[email protected]

CANELA – A campanha do Setembro Amarelo, dedicada à prevenção do suicídio e à valorização da vida, ganhou destaque com ações realizadas pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e pela Secretaria de Saúde. Em entrevista realizada ontem, quinta-feira (25) a assistente social Tânia Aguiar, coordenadora de Saúde Mental do município, e a psicóloga Janine Palodete expuseram os desafios locais, os serviços disponíveis e números que preocupam.

Segundo Tânia, os indicadores mostram uma realidade grave. “Estamos vivendo uma epidemia na área da saúde mental. Só neste mês, infelizmente, registramos dois óbitos por suicídio em Canela. Esse cenário exige que a conscientização vá além de setembro e se torne permanente”, destacou.

Ela lembrou que o município conta com uma rede de atenção formada pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), o Caps, o Hospital de Caridade de Canela (HCC), o SAMU e equipes multiprofissionais, além de cursos de capacitação oferecidos em parceria com o Ministério da Saúde e a Fiocruz. Como parte da programação, na noite de ontem, quinta-feira (25), um dos principais especialistas do Brasil na área da saúde mental, o professor Neuri José Bottega, esteve ministrando uma palestra sobre o tema na Universidade de Caxias do Sul (UCS) – Campus Hortênsias.

Já Janine Palodete trouxe números que revelam a dimensão do problema: mais de 120 internações por tentativa de suicídio foram registradas no Hospital de Canela apenas entre janeiro e agosto de 2025. O cenário envolve, inclusive, cerca de 10 casos de crianças internadas no período. Outro dado alarmante é que 90% das internações por ideação ou tentativa de suicídio são de mulheres jovens, muitas vezes em situação de violência doméstica ou sobrecarga social.

“Vivemos ainda os reflexos da pandemia e das enchentes do ano passado, somados ao isolamento social e às pressões de um mercado de trabalho precarizado, especialmente no turismo. Esses fatores contribuem para o adoecimento psíquico da população”, explicou a psicóloga.

Além da medicalização, o Caps de Canela aposta em oficinas terapêuticas, atividades culturais e de convivência social como parte fundamental do tratamento. “A reabilitação psicossocial busca incluir, e não excluir. A cultura e o convívio ajudam a restaurar vínculos e prevenir crises”, completou Tânia.

As profissionais reforçam ainda a necessidade de quebrar barreiras. “Não é preciso esperar a crise para buscar ajuda. Alterações persistentes no sono, no apetite, na ansiedade e no humor já são sinais de alerta. Assim como procuramos médicos para dores físicas, devemos buscar apoio psicológico para dores emocionais”, ressaltou Janine.

Com uma média de mais de 10 atendimentos diários de pessoas em crise no CAPS, a demanda mostra que o tema precisa ser enfrentado com políticas públicas intersetoriais, envolvendo saúde, assistência social, educação, habitação e geração de renda.

“Valorizar a vida é construir uma rede de cuidado permanente. Setembro é um marco, mas o trabalho deve seguir o ano todo”, concluiu Tânia.

A entrevista completa pode ser conferida no Facebook do Jornal Integração na aba vídeos ou clicando neste link https://www.facebook.com/watch/live/?ref=watch_permalink&v=1303091641186376

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fecomércio-RS divulga resultados de endividamento e inadimplência das famílias

ESTADO - A Fecomércio-RS divulgou os resultados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência das Famílias (PEIC-RS), da CNC, que apontou um percentual de 85%...

Acidente na ERS-235 deixa trânsito lento entre Gramado e Canela

Um acidente de trânsito ocorreu na tarde desta quinta-feira (25) na ERS-235, Avenida das Hortênsias, entre Gramado e Canela, próximo ao retorno na altura...

Diretor da Rede Laghetto reforça vínculo da marca com o esporte

Tiago Manique [email protected] GRAMADO - Durante a final da Copa Gramado Laghetto Sub-16, realizada nesta quarta-feira (24), na Vila Olímpica, o diretor de Marketing da Rede...

Tem novo campeão no Futsal da Hotelaria e Gastronomia

GRAMADO – Integração de trabalhadores, integração, saúde e espírito esportivo marcaram a 32ª edição do Futsal da Hotelaria e Gastronomia de Gramado. A tradicional...

Lucas Roldo projeta crescimento da Copa Laghetto para 2026

Tiago Manique [email protected] GRAMADO - Na manhã desta quarta-feira (24), durante a grande final da Copa Laghetto de Futebol Sub-16, o secretário de Esporte e Lazer...
error: Conteúdo protegido