InícioSaúdeGramado e CanelaNova Petrópolis promove ações de controle ao Aedes aegypti

Nova Petrópolis promove ações de controle ao Aedes aegypti

Tempo de leitura: < 1 minuto

NOVA PETRÓPOLIS – A Vigilância Ambiental em Saúde divulgou a atualização do Painel Aedes e informa ações de controle do mosquito vetor da dengue, da chikungunya, do zika vírus e da febre amarela urbana nesta quinta-feira, 15 de outubro. A coleta de pneus inservíveis e atividades desenvolvidas pelos estudantes durante o ensino remoto alusivas à Semana Municipal da Água seguem durante o mês de outubro.

O Painel Aedes referente a setembro de 2020 não apresenta alterações no quadro de controle do mosquito no Município. Durante o mês, sete agentes de endemias inspecionaram 4.208 imóveis, onde foram coletadas 12 amostras, totalizando 58 larvas/pupas. O material foi analisado no Laboratório de Entomologia da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social e nenhuma larva resultou positiva para Aedes aegypti. Durante o mês de setembro, a Vigilância Ambiental em Saúde de Nova Petrópolis não recebeu nenhuma denúncia referente a criadouros de mosquito.

Nova Petrópolis celebra a Semana Municipal da Água durante o mês de outubro. Para tanto, a Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto orientou o corpo docente das escolas a desenvolverem atividades com esta temática durante o ensino remoto. Além disso, a coleta de pneus inservíveis prossegue até o final deste mês. A comunidade já realizou a entrega de mais de 30 pneus para descarte correto, eliminando possíveis criadouros do mosquito.

O recolhimento de pneus inservíveis ocorre nos fundos da sede da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, localizada na Rua Rui Barbosa com a Rua João Leão, no Centro; preferencialmente, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 17h30min.

A permanente campanha de conscientização sobre o combate ao Aedes aegypti também conta com instalação itinerante de placas informativas pelos bairros, divulgação de vídeos lúdico-informativos sobre formas de eliminação de possíveis criadouros e atualização mensal do Painel Aedes. Durante o mês de outubro, as placas informativas itinerantes estão no Bairro Piá.

A dengue é uma doença febril grave causada por um vírus transmitido pela picada do Aedes aegypti  infectado. Nova Petrópolis é considerada infestada pelo vetor desde abril de 2018. O principal criadouro são os reservatórios de água, como caixas d´água, toneis e baldes que muitas vezes são encontrados sem tampas ou telas na sua cobertura. A fêmea do mosquito tem preferência por água com baixa matéria orgânica e por isso a necessidade de não deixar exposto qualquer objeto capaz de acumular água limpa.

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social possui Laboratório de Entomologia para identificação do material coletado, conferindo celeridade à identificação das larvas e consequente ação preventiva. O Município conta com dois agentes em saúde concursados e cinco agentes em saúde emergenciais, que realizam vistorias nos imóveis a cada dois meses. Durante a pandemia, as inspeções são realizadas nas áreas externas dos imóveis, com os servidores utilizando máscaras e mantendo distanciamento seguro, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. Todos agentes em saúde estão devidamente identificados com uniformes e crachás e podem ter sua ação confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde em caso de dúvida.

A Prefeitura de Nova Petrópolis possui serviço de atendimento a denúncias e qualquer irregularidade deve ser comunicada à Vigilância Ambiental em Saúde. Para esclarecer dúvidas e obter mais informações, contate: (54) 3298-2665 ou [email protected].

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...
error: Conteúdo protegido