CANELA– A partir de segunda-feira (24), Gilmar Ferreira será o novo titular da Secretaria de Turismo e Cultura para substituir Carla Reis que pediu exoneração do cargo, após um ano e três meses. Carlinha volta para ocupar a cadeira na Câmara de Vereadores, substituindo o suplente Joãozinho Silveira. Ferreira estava à frente da Secretaria de Governança, Planejamento e Gestão há oito meses. As mudança nestas pastas fizeram com que a Administração executasse outras trocas na tarde de quarta-feira (19).
Turismo ganha secretário com 25 anos de experiência na área
A reportagem do Jornal Integração entrou em contato com Gilmar Ferreira que destacou a oportunidade concedida pelo prefeito Constantino Orsolin e discorreu sobre outros assuntos.
“Quando o prefeito levantou a hipótese, não tive dúvidas. Minha vida profissional foi construída na hotelaria e no turismo. São 25 anos nesta área, é óbvio que tem os processos com o trade, mas a pasta em si é tranquila (de dirigir). A Secretaria está andando, são pessoas experientes e preparadas, apesar de termos um número reduzido. A partir de segunda (24) faremos um levantamento acerca dos projetos para ver como está o andamento para 2023, a começar pela Temporada de Inverno, depois Festa Colonial e Sonho de Natal. Queremos seguir a mesma linha”, destacou.
O novo secretário de Turismo lembrou que, como em qualquer Secretaria, dificuldades ocorrerão, mas confia no trabalho. Ele informou que tentará promover também o certame cultural trazendo pessoas com vivências. Ferreira diz que um dos desafios da pasta é voltar a lotar Canela, mostrando que um dos principais atrativos da cidade é o turismo de experiência.
“Dificuldades vão ter inerentes aos processos, mas o meu conhecimento do trade irá ajudar. Quero também dar uma atenção especial para a Cultura, vou me cercar de pessoas que tenham condições e conhecimento para ajudar. E quero deixar claro que é um processo gradativo, não vamos jogar tudo que está aqui fora, a Carla fez um bom trabalho. O desafio é em como qualquer pasta. Precisamos mostrar para o Brasil e para os países mais próximos da América do Sul que Canela tem o turismo de experiência, que ele está presente aqui. Só tem uma forma de fazer a manutenção do destino turístico: lotando ele”.
Ferreira ressaltou a importância da iniciativa privada para que o Turismo prospere. Para ele, o planejamento e a comunicação serão primordiais nesta nova fase da pasta. “Não podemos esquecer de continuar trabalhando. Vou precisar da iniciativa privada e das entidades. Somente desta forma o Poder Executivo conseguirá desenvolver um trabalho e fazer com que o trade acabe comprando a ideia. O planejamento tem de ser feito com calma, vamos começar a visitar as empresas, melhorando a nossa comunicação. Estou muito tranquilo e sabendo do compromisso que temos com a comunidade. Vamos agregar as pessoas e ouvir todos, sendo transparente”, finalizou.
“Vi o turismo com outros olhos”
Após um ano e três meses, Carla Reis, voltará a postular a Câmara de Vereadores. Ela foi eleita com 571 votos e retomará a cadeira ocupada pelo suplente Joãozinho Silveira. A agora ex-secretária de Turismo pediu exoneração na semana passada, mas aguardou que o prefeito se organizasse e escolhesse o substituto.
“Eu solicitei a exoneração na semana passada, mas o prefeito me pediu um tempo para reorganizar as Secretarias e ver como iria fazer. Vi o turismo com outros olhos e com certeza vou estar sempre presente. Vou ser uma vereadora que irá defender os interesses do destino, o turismo é muito mais do que a gente pensa ou acha”, salientou.
Ela destaca que, à frente da pasta, deu andamento a 26 processos parados, além de reativar o Conselho de Cultura, revitalizar a Festa Colonial trazendo para o centro da cidade e retomar decoração urbana exclusiva nos eventos. Carla também citou alguns projetos que continuarão correndo após a sua saída.
“Na Secretaria pude acompanhar a força e relevância que o setor turístico representa para a cidade e compreender a importância do destino “Canela” para nossa região. Deixo em andamento alguns projetos como novos workshops para promoção do destino Canela, roteiro Caminho Colonial promovendo o turismo rural do município, contratação de projeto para a reforma do teatrão, contratação de empresa para a elaboração do Plano Municipal de Cultura, projeto Centro de Artes Integradas de Canela”, descreveu.
Com a saída de Gilmar da Governança, o adjunto da Assistência, Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação, Jonas Bernardo, assume a pasta. Joãozinho sai da Câmara e ocupará o lugar deixado por Jonas.











