ESTADO – De acordo com a jornalista Geane Guerra (Zero Hora), a rede internacional Dia deixará o Rio Grande do Sul e todos os mercados que a empresa tem no estado serão fechados. A notícia foi divulgada no final da tarde desta terça-feira (8).
Conforme ela, a informação foi revelada por funcionários da rede e confirmada pelo presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio de Porto Alegre (Sindec), Nilton Neco. Algumas unidades já foram fechadas e outras terão as atividades encerradas ainda em setembro.
Segundo apurou Geane, a direção da empresa informou ao sindicato que são 70 lojas ao todo que terão as atividades encerradas e 753 funcionários que estão sendo demitidos. Também foi dito ao sindicato que a decisão é irreversível.
A jornalista ainda escreveu que o Dia chegou a ter mais 80 supermercados no Rio Grande do Sul. Com sede na Espanha, a rede chegou ao Estado em 2011. Operava com lojas próprias e franquias, apostando em operações mais enxutas e preço baixo. A ideia era ser um supermercado de bairro. Para o consumidor gaúcho, o Dia desenvolveu cerca de 30 produtos de marca própria. Tem um centro de pesquisa em Novo Hamburgo e um centro de distribuição em Nova Santa Rita.
No ano passado, o Dia foi comprado por um fundo de investimentos russo, mas manteve a sede global na Espanha. Ainda em fevereiro de 2020, a rede anunciou uma mudança na presidência da operação no Brasil. Na ocasião, o Dia tinha 900 lojas e pretendia fazer uma reestruturação. Em 2019, tinha fechado 300 pontos de venda, sendo a maioria franquias.
O Jornal Integração tentou contato com a gerência das unidades de Canela e Gramado na noite esta terça-feira, mas não teve êxito.