CANELA – O Memorial Canela buscará uma aproximação com a rede escolar nos níveis fundamental, médio e superior, em 2026, para compartilhar conhecimentos históricos com as novas gerações e estimular pesquisas nesse campo. A intenção, foi anunciada pelo presidente da entidade Paulo Drechsler durante café da manhã com a imprensa, realizada nesta quarta-feira (10), que integra o planejamento da entidade, que recém completou três anos de existência. O evento ocorreu na Pousada do Bosque, em Canela.
Numa exposição apresentada aos jornalistas sobre as atividades já realizadas e as que estão em projeto, também foi informada a continuidade de iniciativas como os Encontros com a Memória e do Encontro da Memória de Canela.
NOVIDADE – A aproximação aos ambientes escolares, a se desenvolver no ano que se aproxima, dá sequência à contatos iniciais que o Memorial vem mantendo com a Secretaria de Educação, com o Campus Hortênsias da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e com outras instituições de ensino superior da região e das proximidades.
“Nossa ideia é aproveitar o planejamento do ano letivo, pelo Município, para disponibilizar o Memorial como fonte de referência a conteúdos voltados à história e à preservação”, explicou João Paulo Alves, também integrante da entidade e que participou neste ano de encontro com a secretária de Educação Maria Gorete Rodrigues da Silva e o adjunto da pasta Evandro Nunes Mikoleiczaki.
Nas intenções para o próximo ano, Drechsler também lembrou temas como o centenário de Canela como sexto distrito de Taquara, o quadragésimo ano da consagração de Deise Nunes como Miss Canela, Rio Grande do Sul e Brasil e ainda os 40 anos da introdução do tema “hospitalidade” nos currículos acadêmicos de cursos voltados à Hotelaria e ao Turismo, por autoria pioneira do morador de Canela e maior referência nacional nessas áreas, Geraldo Castelli.
BALANÇO DO ANO – O ano que se encerra foi apontado por Drechsler como o da popularização do Memorial, sucedendo aos da consolidação (2024), do planejamento (2023) e de criação (2022). Foi em 2025 que os cinco Encontros com a Memória já realizados e os três dias do Encontro da Memória de Canela (em agosto) reuniram assistência considerável e registro frequente por parte dos meios de comunicação.
ÚLTIMO ENCONTRO – O sexto e último Encontro com a Memória do ano ocorrerá nesta sexta-feira (12), a partir das 19h, no Espaço Sicredi, com o tema “As confeiteiras”. O evento que fecha as iniciativas do Memorial Canela no ano em curso terá as participações de Inez Filomena dos Santos, filha da doceira Minda Miloca dos Santos; Maria Helena Brentano, ela própria sócia de confeitaria e filha de Irene Arend Brentano; Martha Nicodemo Saul e Nina Rosa dos Reis de Athayde. Como nas ocasiões anteriores, este Encontro também terá uma atração musical, desta vez com o jovem violinista Eduan Bernardes.
Os Encontros com a Memória têm o patrocínio do Fundo Social Sicredi e apoio da Água das Hortênsias e da Dauper Alimentos – e ocorrem no Espaço Sicredi João Pessoa. Como todas as atividades do Memorial Canela, são gratuitos e abertos ao público.
Sobre o Memorial Canela
A Associação de Desenvolvimento e Preservação da Memória e Cultura de Canela, mais conhecida como “Memorial Canela”, foi criada em setembro de 2022, para valorização do patrimônio histórico-cultural do município. Fundada por pessoas interessadas na cultura local e na preservação de seu patrimônio, é uma organização sem fins lucrativos, mantida por seu quadro de associados e doações de empresas e instituições.












