Seleção Brasileira de Futsal está em Gramado se preparando para a disputa da competição no Paraguai
Leonardo Santos
GRAMADO – A Seleção Brasileira de Futsal está finalizando os preparativos em terras gramadenses para a disputa da Copa América, que acontecerá em Luque, no Paraguai. A competição, que ocorrerá de 2 a 10 de fevereiro, dará aos semifinalistas a classificação para o Mundial da modalidade. O Brasil está no grupo B, ao lado de Uruguai, Bolívia, Peru e Argentina, enquanto o grupo A é composto por Chile, Equador, Venezuela, Paraguai e Colômbia.
O técnico da seleção, Marquinhos Xavier, falou sobre a preparação em Gramado e expressou a expectativa de chegar às semifinais, visando a classificação para o mundial e, posteriormente, alcançar o título da competição continental. O comandante frisa que a equipe está focada e determinada a alcançar os objetivos, confiante no talento e na dedicação dos jogadores.
“Os primeiros momentos são positivos, ainda não conseguimos trazer todos os atletas por conta dos compromissos com os clubes, já que não é uma janela da FIFA. Conseguimos iniciar nosso trabalho com onze atletas. A expectativa é baseada no trabalho que desenvolvemos neste ciclo, nos resultados que são positivos. Nós viajamos para o Paraguai desejando a classificação para o mundial e, em um segundo momento, conseguir brigar pelo título da Copa América. O grupo está muito preparado e atento ao que está acontecendo”, garantiu Xavier.
Como a seleção não contava com o grupo completo, seis atletas gramadenses tiveram a oportunidade de participar dos treinos, no Ginásio Perinão. Entre eles, o goleiro Renan Sirtoli, conhecido como Panga, que teve a chance de vivenciar o clima pré-Copa América e desfrutar de momentos únicos ao lado dos melhores jogadores brasileiros.
“Estamos recebendo essa oportunidade ímpar de poder treinar e conviver com alguns dos melhores jogadores do mundo. É indescritível a sensação de ser treinado pelo professor Marquinhos Xavier, fico sem reações por viver isso. Estamos agarrando da melhor forma possível”, relatou Panga.
A experiência proporcionou aos atletas gramadenses uma oportunidade valiosa de aprendizado e crescimento que os jogadores levarão para as competições municipais e regionais. “Poderemos utilizar essa experiência para as competições que disputamos aqui e na região. O que aprendemos com esses caras vamos carregar para o resto da vida”, finalizou.
Gramado se consolida como destino esportivo
A escolha pelo município para a preparação partiu da comissão técnica de Marquinhos, que já conhecia a estrutura fornecida por Gramado para o certame esportivo. “Tudo parte das relações humanas e a termos uma boa relação com o Poder Público. A Prefeitura e a Secretaria de Esportes sempre abrem as portas para estarmos aqui com a seleção. Não é a primeira vez, estivemos aqui na preparação para a Copa América em 2022, com a seleção sub-20 jogando a Copa América”, lembrou ele.
O técnico ainda salientou que Gramado se credencia como um destino de turismo esportivo pelo investimento de estrutura e poder de recebimento das delegações. Xavier ainda falou que a participação dos atletas locais é uma forma de agradecer pelo carinho dado pelo Poder Público à Seleção.
“Com a mesma estrutura que a cidade tem para receber o turismo de Natal, de inverno e datas comemorativas, Gramado se credencia como turismo esportivo para receber bem as equipes. Há estrutura para isso, temos tudo para treinar com qualidade, então sempre agradecemos ao prefeito pelo apoio e ao incentivo ao esporte local também. Temos aqui oportunizando atletas gramadenses para que tenham vivência com a seleção. É uma forma de retribuirmos o carinho e seguir a nossa preparação em um município que tem abraçado o futsal brasileiro”, completou.
A delegação se despede de Gramado na terça-feira (30), quando viaja ao Paraguai para a disputa da Copa América. A Seleção ainda realiza quatro treinos abertos ao público no Ginásio Perinão.
Treinos da Seleção
27/01 (Sábado): 10h e 17h;
28/01 (Domingo): 10h e 17h;
29/01 (Segunda-feira): 10h e 17h.