InícioEconomiaGramado e CanelaMais de 21 mil pessoas estão com o CPF negativado em Gramado...

Mais de 21 mil pessoas estão com o CPF negativado em Gramado e Canela

Tempo de leitura: < 1 minuto

GRAMADO/CANELA – Mais de 21 mil pessoas estão com restrição em seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) em Gramado e Canela, segundo dados obtidos junto ao Sindicato do Comércio Varejista da Região das Hortênsias. Quando há um CPF com restrição, significa que alguma dívida não foi paga e o seu nome foi negativado. Ou seja, seus dados constam nas listas de inadimplentes.

Até a última terça-feira (1º), a cidade de Gramado contava com 32.282 CPFs ativos, são contabilizados apenas CPFs de pessoas com idade 18 anos ou mais (menores de idade não são contabilizados, mesmo tendo CPF).

Destes 32.282 CPFs gramadenses, 8.886, ou seja, 27,52% deles estão com alguma restrição, segundo o SCPC – Boa Vista. A maioria das pessoas com o CPF nessa situação possuem entre 21 a 49 anos de idade.

Em Canela, são 35.899 CPFs ativos, sendo que 12.150 estão com restrição, ou seja, 33,84% dos CPFs ativos estão com alguma inadimplência. Assim como Gramado, a maioria das pessoas nessas condições possui entre 21 a 49 anos de idade.

Somadas as cidades, são 21.036 CPFs com inadimplência. Isso significa que cerca de 30% dos CPFs ativos em Gramado e Canela não estão em dia com as suas contas e pendências.

Consequências

O principal efeito de estar com o CPF com restrição é a dificuldade maior em ter crédito aprovado. Isso inclui crediário de loja ou um cartão de crédito solicitado ao banco, mas também financiamentos e empréstimos.

Alguns editais de concursos para serviços públicos também determinam que uma pessoa inadimplente não pode assumir determinados cargos.

Renegocia!

Desde o dia 24 de julho, está em prática o programa do Governo Federal chamado Renegocia!, um mutirão nacional para negociação de dívidas de consumidores que estão enfrentando dificuldades financeiras.

O mutirão ocorre até o dia 11 de agosto, e é realizado de forma presencial nos órgãos de defesa do consumidor de todo o país, como: Procons, Ministério Público, Defensoria Pública, e associações de defesa do consumidor.

Ainda segundo o Governo Federal, as pessoas também podem utilizar o portal ‘consumidor.gov.br’ para negociar dívidas.

É obrigatório apresentar seu documento pessoal e os contratos das dívidas. Caso não tenha os contratos, a orientação é que a pessoa tenha consigo qualquer documento que comprove o débito, como faturas, comprovantes de pagamento, entre outros.

Procon em Canela

O Procon conta com uma unidade de atendimento em Canela, na rua Dom Pedro II. Se o consumidor for morador de Canela e estiver com dívidas, pode procurar o procurar o Procon municipal para fazer as tentativas de renegociação.

Caso o consumidor não seja residente de Canela ou a empresa que sofre a denúncia não seja do município, O Procon canelense, orienta e auxilia a pessoa em um atendimento preliminar, indicando o melhor caminho a seguir. O número de WhatsApp do órgão é (54)9 9138-1905. 

Quando não há Procon municipal instalado, que é o caso de Gramado, a competência do atendimento é do Procon Estadual e pode ser feita via online no site procon.rs.gov.br

Texto: Gabriel Bremstrop

[email protected]

LEIA TAMBÉM:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gilberto Cezar anuncia filiação ao PSD

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, anunciou neste sábado, 30 de agosto de 2025, sua filiação ao PSD. O ato contou com o apoio...

Motociclista é detido após acompanhamento da Brigada Militar em Canela

Na manhã deste sábado (30/08), um motociclista desobedeceu ordem de parada da Brigada Militar e seguiu em alta velocidade pelo centro da cidade. Durante...

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...
error: Conteúdo protegido