CANELA – O CTG Querência promoveu baile para comemorar os 71 anos da entidade, no sábado (12), na sede no Parque de Rodeios Saiqui, com a posse da nova gestão de peões e prendas e do novo patrão da entidade. Luiz Kerchner e sua esposa Gilsa assumiram a patronagem da entidade, após renúncia do até então patrão Jeferson Lodea.
O patrão Luiz enfatizou em seu discurso que “o CTG Querência é muito mais do que salões, arenas e canchas de laço. Ele é feito de pessoas: das invernadas artísticas, do conselho de vaqueanos, da campeira. É a união de todos que fortalece essa gestão, com o apoio e o espírito de família que só o CTG Querência tem”, disse.
Os próximos eventos promovidos pelo CTG também foram divulgados no evento: de 7 a 12 de setembro, a Ronda Crioula, que neste ano terá como guardião da Chama Crioula o casal Bela e Marco Pereira; 13 e 14 de setembro, o 28⁰ Campeonato Municipal de Laço, que neste ano homenageará o Piquete de Laçadores Recanto dos Amigos; e, o 41º Rodeio Crioulo Nacional de Canela, será de 8 a 11 de janeiro de 2026.
CTG Querência
O CTG foi fundado em 22 de julho do ano de 1954, quando reuniram-se no Esporte Clube Serrano, 25 cidadãos, para fundar um centro de tradições gaúchas em Canela. Foi aclamado patrão dos trabalhos Antônino Boeira dos Reis e para secretariar as reuniões Guilherme Oscar Bauer. Sylvio Hoffmann foi o coordenador e mentor deste movimento tradicionalista. O nome Querência foi escolhido por significar muito para os gaúchos que assim chama a terra natal, o lugar onde se vive. Desde a fundação, o lema adotado foi “Longe ou perto do pago, sempre Gaúcho”, uma expressão da ligação inquebrável com as tradições. A primeira patronagem do CTG Querência ficou marcada por Pedro Sander como patrão.
A gestão de prendas e peões, que seguirá até julho 2026
Prenda Pré Mirim – Mirella Campos de Brito
1ª Prenda Mirim – Maria Eduarda Favero Soares
2ª Prenda Mirim – Betina de Oliveira
3ª Prenda Mirim – Antônia Maciel Bossle
1ª Prenda Juvenil – Micaela Lopes de Brito
1ª Prenda Adulta – Taís Crizel Gomes
1ª Prenda Veterana – Ana Cláudia Oliveira
2ª Prenda Veterana – Tatiana Corrêa Pires
1° Piá Farroupilha – Augusto de Macedo Gottert
2º Piá Farroupilha – Carlos Eduardo Macedo
3° Piá Farroupilha – Pietro Corrêa Pires
Piazito – Bento Maciel Bossle