InícioGeralSerra GaúchaInverno no RS: mais dias frios, possibilidade de neve e variações de...

Inverno no RS: mais dias frios, possibilidade de neve e variações de temperatura; confira previsão

Tempo de leitura: < 1 minuto

ESTADO – O inverno de 2025 no Rio Grande do Sul será caracterizado por grande variabilidade térmica. Episódios de frio intenso serão intercalados por períodos de aquecimento rápido. Além disso, a estação será marcada por mais dias frios do que o último ano, segundo a Climatempo Meteorologia.

O Inverno no Hemisfério Sul começa às 23h42 e termina em 22 de setembro, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Frio

A previsão indica que o frio será mais frequente neste inverno, embora com curta duração. A presença de frentes frias oceânicas será constante, mas algumas frentes continentais também devem avançar sobre o estado, trazendo quedas acentuadas de temperatura.

Madrugadas com temperaturas abaixo dos 10 °C devem ser comuns, especialmente em julho e agosto.

Ainda conforme a Climatempo, a primeira onda de frio significativa está prevista para os últimos dias de junho. Inclusive, há possibilidade de geada generalizada e até ocorrência de neve, que também não está descartada para o mês de agosto.

No entanto, apesar da maior frequência de dias frios, a média das temperaturas deve se manter dentro da normalidade na maior parte do estado. Na Serra Gaúcha e no Extremo Sul, as temperaturas podem ficar ligeiramente acima da média.

Não são esperados episódios prolongados de calor, como os registrados em 2024.

Chuva

Um novo ciclone extratropical está em formação próximo à costa do Rio Grande do Sul e deve manter o tempo instável em praticamente todo o estado, segundo a Climatempo.

A previsão indica pancadas de chuva, que podem ser fortes, especialmente na Serra Gaúcha, na Região Metropolitana de Porto Alegre e no Litoral. Há ainda risco de queda de granizo em algumas áreas, o que exige atenção redobrada da população diante da possibilidade de transtornos causados pelo mau tempo.

No entanto, o volume de chuva ao longo da estação deve ficar dentro da média nas regiões Norte e Oeste do estado, e abaixo da média nas áreas Centrais, Sul e Leste.

O mês de junho apresentou episódios de chuva volumosa e generalizada, mas esse comportamento climático não deve se repetir nos próximos meses:

  • Julho: deve ser mais seco, com predominância de dias estáveis;
  • Agosto e setembro: devem registrar eventos de instabilidade mais significativos, especialmente nas regiões Norte e Oeste, onde os acumulados podem superar a média mensal.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...
error: Conteúdo protegido