InícioEducaçãoGramado e CanelaInscrições para o EJA, que vão além da alfabetização

Inscrições para o EJA, que vão além da alfabetização

Tempo de leitura: < 1 minuto

Leonardo Santos

[email protected]

CANELA – A equipe do Jornal Integração esteve na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Santa Terezinha, para conversar com a diretora Gilsa Kerschneronde onde falou da abertura das inscrições para o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e da importância para quem desistiu e pretende ou ainda tem dúvidas de retomar aos estudos. O programa oferece a oportunidade de concluir o ensino fundamental de forma acessível e flexível, especialmente para aqueles que, por diferentes motivos, não conseguiram finalizar os estudos na idade considerada adequada.

Segundo Gilsa, a partir dos 15 anos já é possível frequentar a EJA. Não há limite máximo de idade, o que possibilita que tanto adolescentes quanto adultos e idosos possam retomar a vida escolar. “Nós temos alunos com mais de 70 anos que participam das aulas todas as noites. Isso mostra que nunca é tarde para aprender e para sonhar”, destacou a diretora.

Como funcionam as inscrições

As inscrições para a EJA acontecem diretamente na Escola Santa Terezinha. Para se inscrever, o interessado deve apresentar apenas documento de identidade e comprovante de residência. Não há exigência de histórico escolar. “Aqui oportunizamos todo o ensino fundamental, do primeiro ao nono ano, que pode ser concluído por etapas. Além disso, oferecemos transporte gratuito e merenda escolar para os estudantes”, explicou Gilsa.

A diretora enfatiza que todas as pessoas têm direito à educação e que a escola busca proporcionar não apenas conhecimento acadêmico, mas também um ambiente de acolhimento. “O EJA se torna uma grande família. É um espaço de convivência social, de troca de experiências e de apoio mútuo. Os alunos chegam com diferentes histórias, e cada um traz a sua bagagem de vida, que é compartilhada com os professores e colegas”, disse.

Diversidade de histórias

Entre os casos marcantes vividos pela equipe escolar, Gilsa citou o exemplo de um senhor de 70 anos que frequenta regularmente as aulas. “Independente do frio ou do calor, ele está todas as noites conosco. Para os mais idosos, o EJA não é apenas alfabetização, mas também convivência social, o que ajuda inclusive na saúde mental e na prevenção da depressão”, relatou.

Outro exemplo citado pela diretora foi de duas irmãs que, sem combinarem entre si, decidiram ingressar juntas na EJA. Uma delas se inspirou na formatura da irmã mais velha e resolveu se matricular. Ao comprar o material escolar, encontrou outra irmã fazendo o mesmo. Hoje, estudam lado a lado na turma de alfabetização. “Elas têm muitos sonhos, inclusive de construir uma carreira profissional. São histórias assim que dão sentido ao nosso trabalho”, disse.

Estrutura diferenciada

A Escola Santa Terezinha organiza as turmas de acordo com o nível de cada estudante. Há classes específicas para alfabetização, para aqueles que não tiveram a oportunidade de aprender a ler e escrever na infância, e também turmas de ensino fundamental do sexto ao nono ano. Além disso, existe uma separação entre alunos mais jovens, de 15 a 18 anos, e os adultos. “Cada faixa etária tem seus objetivos e sua dinâmica. O importante é que todos venham com vontade de aprender e em busca de novas oportunidades”, explicou Gilsa.

Convite à comunidade

Ao final da entrevista, a diretora deixou um convite especial à comunidade:
“Gostaria de convidar a todos que têm o sonho de concluir seus estudos para que venham até a nossa EJA. As inscrições estão abertas, e estamos esperando de braços abertos. Todo mundo tem condições de estudar, independentemente da idade ou da classe social. As portas estão abertas, basta vir nos procurar.”

A entrevista completa pode ser conferida no Facebook do Jornal Integração na aba vídeos ou clicar neste link

CLIQUE AQUI

https://www.facebook.com/jornalintegracaohortensias/videos/1305555404620301

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...
error: Conteúdo protegido