REGIÃO – Começa hoje, terça-feira (10), a vacinação contra a dengue na região. Seguindo orientação do Ministério da Saúde, o público-alvo da campanha são adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que apresenta maior taxa de hospitalizações e risco de complicações causadas pela dengue. A imunização é feita com duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
Em Canela, a vacina estará disponível em todas as salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) Central, Canelinha, São Luiz, Leodoro de Azevedo e Santa Marta. As salas de vacina funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 16h. Para receber a dose, os adolescentes devem estar acompanhados de um responsável e apresentar documento de identidade e a Carteira de Vacinas.
Município segue sem casos de dengue
Apesar de Canela não registrar casos de dengue em 2026 e não possuir focos do mosquito Aedes aegypti no momento, a Secretaria de Saúde aderiu à campanha nacional. Conforme dados do sistema da Secretaria Estadual da Saúde, em 2025 o município teve três casos de dengue, sendo um contraído em Canela e dois relacionados a infecção durante viagens para outras localidades.
Monitoramento e prevenção
Além da vacinação, o trabalho de prevenção segue sendo realizado pela Vigilância Ambiental, que mantém o monitoramento constante em residências e áreas urbanas. A equipe faz a coleta de amostras sempre que identifica possíveis criadouros do mosquito, como recipientes com água parada.
Canela não registra focos do mosquito transmissor desde abril de 2024. Como reforço às ações, o município está implementando uma nova metodologia de monitoramento por meio de armadilhas chamadas ovitrampas.
“Estamos ampliando o controle com novas estratégias, mas a colaboração da população continua sendo fundamental”, destaca o coordenador da Vigilância Ambiental, Fábio Moura da Costa, que orienta os moradores a evitarem água acumulada em pneus, calhas, piscinas sem tratamento e outros recipientes.
VACINAÇÃO EM GRAMADO
A vacina estará disponível nos dois Centros de Saúde (Centro e Várzea), além das Unidades Básicas de Saúde (UBS), exceto a do bairro Pórtico. A enfermeira coordenadora do setor de Vigilância Epidemiológica, Ellen Regina Pedroso, explica que a imunização completa ocorre com duas doses da vacina, em um intervalo de três meses entre as doses. “A vacina é segura e protege contra os quatro tipos de vírus da dengue, podendo ser administrada com outras vacinas do calendário vacinal do adolescente”, afirma Ellen.
O secretário da Saúde, Jeferson Moschen, reforça que a vacinação é uma das principais e mais relevantes intervenções em saúde pública para a promoção da saúde, o controle e a eliminação de doenças imunopreveníveis. Para Moschen, o desenvolvimento de uma vacina segura e eficaz representa um avanço no campo da imunização. “A dengue destaca-se como uma doença infecciosa febril aguda, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que pode evoluir para formas graves. E até o momento não há medicamentos específicos para o seu tratamento”, alerta o secretário. Para receber a dose, os adolescentes precisam apresentar documento de identidade e a Carteira de Vacinas.
Queda nos casos de dengue
A Secretaria da Saúde, celebra os resultados das ações de prevenção e controle da dengue. O município encerrou o ano de 2025 com uma redução de aproximadamente 73% nos casos autóctones da doença, ou seja, infecções contraídas dentro do próprio território municipal.
Enquanto em 2024 foram registrados 148 casos, em 2025 esse número caiu para 40, evidenciando a efetividade das estratégias adotadas pela Vigilância em Saúde. Um dos principais avanços foi o reforço da equipe de combate às endemias: sete novos Agentes de Combate às Endemias foram contratados no ano passado, fortalecendo as ações de vistoria, orientação à população, eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti e monitoramento de áreas de risco.
O secretário de Saúde, Jeferson Moschen, esteve reunido na semana passada com os agentes para agradecer o trabalho. “Essa redução expressiva é resultado de um trabalho incansável da equipe de endemias. Eles estão nas ruas todos os dias, cuidando da nossa saúde. Mas o combate à dengue é uma responsabilidade de todos. Eliminar água parada, receber os agentes e seguir as orientações é fundamental”, reforçou o secretário.
Locais e horários para imunização (Gramado)
De segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30.
– UBS Dr Erico Albrecht (Floresta) – Rua Augusto Bordin, 797;
– Centro Municipal de Saúde (Centro) – Rua Ernesto Volk, 300;
– Centro de Saúde Carlos Altreiter Filho (Várzea Grande) – Rua Itaúna, 50;
– UBS Vereador Eugênio Henck (Moura) – Rua Josias Martinho, 197.










