InícioSegurançaGramado e CanelaHospitais seguem sendo investigados sobre acidente que matou Patrícia Aguiar Cabral

Hospitais seguem sendo investigados sobre acidente que matou Patrícia Aguiar Cabral

Tempo de leitura: < 1 minuto

GRAMADO/CANELA – A Polícia Civil encerra nesta sexta-feira (28) o inquérito do acidente de trânsito que matou a moradora de Canela, Patrícia Aguiar Cabral, 40 anos, na madrugada de sexta-feira (7) para sábado (8), na rua Leopoldo Rosenfeld, nas proximidades do Lago Joaquina Rita Bier.

Segundo o delegado Gustavo Barcellos, responsável pelas investigações, esse inquérito trata apenas do acidente e que as condutas dos hospitais Arcanjo São Miguel, de Gramado, e Caridade, de Canela, seguem sendo investigadas.

“Ela [a investigação] encerra sexta-feira (28), aí remetemos o inquérito. As condutas dos hospitais seguem sendo apuradas paralelamente, não vai ser objeto da remessa do inquérito agora. O objeto do inquérito é o evento de trânsito que levou à morte da vítima, mas seguiremos apurando a conduta dos hospitais”, salientou Barcellos.

O delegado ainda afirmou que caso não ocorra nenhuma mudança, a motorista causadora do acidente, que segue presa, deverá ser indiciada por homicídio doloso. “A tendência é de que até sexta-feira [hoje] não haja nenhuma mudança relevante que vá alterar o contexto atual, que seria o de indiciamento por homicídio doloso, com dolo eventual, que significa assumir o risco de produzir o resultado. No contexto atual será este o indiciamento”, disse Barcellos.

*Atualização: A Polícia Civil confirmou na tarde desta sexta-feira (28) o indiciamento da mulher apontada como causadora do acidente por homicídio doloso.

Condutas dos hospitais

O delegado Gustavo Barcellos salientou que as condutas dos hospitais seguem sendo apuradas. Com a morte de Patrícia, muitas dúvidas foram levantadas sobre os atendimentos nos hospitais de Gramado e Canela. Logo após o acidente, a vítima foi encaminhada por uma equipe do Samu até o Hospital Arcanjo São Miguel (HASM), porém logo foi transferida para o Hospital Caridade de Canela (HCC).

A transferência hospitalar de Gramado para Canela gerou muitos questionamentos. A reportagem do Integração procurou a Secretaria de Saúde de Gramado, pelo fato do hospital estar sob intervenção da Prefeitura. O secretário Jeferson Moschen afirmou que Patrícia necessitava de uma tomografia, e que o equipamento disponível no Hospital Arcanjo São Miguel estaria em conserto, por isso a transferência teria ocorrido.

O Hospital Arcanjo São Miguel emitiu o seguinte comunicado:

“O atendimento foi prestado em atenção aos padrões estabelecidos na presente situação, com necessário zelo da equipe médica. A vítima necessitava de exames complementares (Tomografias) os quais não estavam disponíveis na instituição (em manutenção do dia 05/07/23 ao dia 10/07/23) e, por isso foi acionado o plano de contingência e transferida em estado estável ao Hospital de Canela. A transferência foi supervisionada pelos médicos que atendiam ao caso. Cabe esclarecer que não houve negativa de atendimento.

O Hospital se solidariza com a família e todos que sofrem pela perda do ente querido.
Em relação a divulgação de casos específicos, o HASM se reserva ao direito de não fazer comentários que possam ferir o sigilo médico ou interferir em investigações em andamento”.

Velório

A liberação para o velório por parte do Hospital de Caridade de Canela (HCC) é outro ponto a ser esclarecido. Patrícia estava sendo velada na madrugada de domingo (9) quando por volta das 6h, a despedida foi suspensa e o corpo encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Osório para a realização de uma necropsia.

Ao Integração, a advogada do HCC, Rosilá Salbego afirmou que a casa de saúde forneceu na última semana o prontuário médico da paciente para a Polícia Civil, afim de esclarecer os fatos sobre a liberação para velório e encaminhamento do corpo ao Instituto Médico Legal (IML).

Manifestação do Hospital de Caridade de Canela

“Fornecemos para a Policia Civil de Gramado na semana passada o prontuário médico da paciente e esclarecermos os fatos sobre o encaminhamento para o IML, destacando que a paciente deu entrada no HCC através de transferência de outro hospital [Hospital Arcanjo São Miguel]. Comprometemo-nos a fornecer todas as informações necessárias e cooperar de forma completa e transparente.

Lamentamos profundamente a perda do ente querido e estamos empenhados em esclarecer todas as circunstâncias sobre o ocorrido, nos solidarizando com a família.

Destacamos nosso compromisso em prestar assistência médica de qualidade, seguindo os protocolos adotados, e trabalharemos em conjunto com as autoridades competentes para assegurar que todas as informações relevantes sejam fornecidas.

Estamos à disposição para qualquer esclarecimento adicional no momento oportuno. Reiteramos o respeito à privacidade dos envolvidos durante esse período difícil”, finaliza a manifestação do HCC.

1 COMENTÁRIO

  1. Haja visto q o jornal de vocês é bem imparcial, coloca somente a nota do hospital e não a versão de quem estava lá acompanhando a vítima na hora da transferência 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...
error: Conteúdo protegido