GRAMADO – A Prefeitura e a Gramadotur reuniram a imprensa na tarde desta sexta-feira (19), para falar sobre o passaporte vacinal e a ampliação de público nos espetáculos do Natal Luz. A medida segue orientação estadual, que publicou Decreto retirando a obrigatoriedade da exigência de comprovante de vacinação para acessar eventos.
“No novo decreto está determinado que não será obrigatório a exigência de comprovante de vacinação contra Covid-19, para o ingresso em eventos, estabelecimentos ou local de uso coletivo situado em município que tenha pelo menos 90% da sua população adulta com o esquema vacinal completo”, anunciou Ubiratã Alves e Oliveira, coordenador do Gabinete de Crise da Covid-19 de Gramado. A alteração nos protocolos sanitários passam a vigorar a partir deste sábado (20).
Também participaram da coletiva o prefeito Nestor Tissot, o vice Luia Barbacovi, o secretário da Saúde, Jeferson Moschen, a secretária de Turismo e presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, e o diretor de eventos da Gramadotur, Diego Scariot.
O que muda para o Natal Luz
A mudança estadual reflete diretamente nos espetáculos natalinos de Gramado, que agora podem, inclusive, ampliar sua capacidade de público e, evidentemente, aumentar a venda de ingressos. “Não haverá mais a obrigatoriedade de apresentação do passaporte vacinal e nós poderemos ter 70% de ocupação nos nossos espetáculos (hoje é 30%). E muitos cuidados serão mantidos, uso de máscaras, distanciamento e álcool em gel. Um detalhe no distanciamento é que poderão sentar juntos o mesmo grupo de pessoas, exemplo, uma família, independente de quantas pessoas estão juntas, elas poderão sentar sem precisar deixar poltronas vazias entre elas. O distanciamento deve ocorrer entre grupos”, explicou Rosa Helena.
Um assunto abordado na coletiva foi o cancelamento da compra de ingressos por causa da exigência de apresentação de comprovante vacinal. Diego Scariot revelou que agora muitos que haviam solicitado cancelamento estão voltando atrás e buscando a manutenção da compra para assistir aos espetáculos. “Foi muito comentado sobre a quantidade de cancelamentos em função desta exigência. E de fato muitas pessoas estavam pedindo a devolução, mas logo após sair esta nova determinação grande parte das pessoas está fazendo o caminho contrário e solicitando o cancelamento do cancelamento e isso é muito bom para nós”, esclareceu.
“Montamos estrutura para receber 6 mil pessoas no lago Joaquina Rita Bier e 4,5 mil pessoas no Expogramado, ou seja, o custo foi total e a nossa receita estava em 1/3 (um terço) apenas. Estávamos vendendo somente 30% dos ingressos disponíveis e agora poderemos trabalhar com um percentual de 70% de ocupação”, acrescentou Scariot.
PARADA DE NATAL – “Além dos espetáculos pagos, temos as atrações gratuitas, e a partir do dia 26 de novembro, toda sexta, sábado e domingo, vamos retornar com a tradicional Parada de Natal, tão desejada e tão esperada por todos que visitam Gramado, vai voltar a estar nas ruas às 15h, alegrando crianças, jovens e adultos”, anunciou Rosa Helena.
EXPECTATIVA – Diego Scariot revelou que alguns espetáculos novos não atingiram o número esperado de público. O Grande Desfile de Natal é, segundo ele, a atração que alcançou, em todas as exibições realizadas, o limite máximo de capacidade prevista.
“O Nativitaten chega próximo e os demais estão com uma venda abaixo do esperado. Nossa expectativa, com esse aumento de capacidade de público, é chegar próximo a um total de 240 mil ingressos vendidos. Importante dizer que historicamente, com casa cheia e sem pandemia, sempre girou em torno de 210 mil, 220 mil ingressos, 230 mil o máximo já vendido. Hoje já vendemos um pouco mais de 120 mil ingressos e esperamos chegar a 240 mil”, finalizou.
Texto: Fernando Gusen | [email protected]











