GRAMADO – Gramado viveu entre os dias 21 e 28 de agosto a 7ª Semana da Pessoa com Deficiência, um marco de conscientização, empatia e mobilização social. O evento foi promovido pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMPED), com apoio da Câmara Municipal de Gramado, da Prefeitura e da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Gramado e Canela (AMA), reunindo mais de oito ações voltadas à reflexão e à inclusão.
A programação contemplou rodas de conversa, espaços de escuta ativa sobre desafios e avanços; a campanha “Essa vaga não é sua nem por um minuto”, que chamou atenção para o uso correto das vagas de estacionamento; além da Feira de Empregabilidade, que reuniu 10 empresas da região oferecendo mais de 30 vagas exclusivas para pessoas com deficiência. Também foram realizadas atividades esportivas, culturais e educativas que reforçaram a importância da união social na construção de uma cidade mais acessível.
Para a presidente do COMPED, Bertha Zanatta, a edição foi histórica: “Tivemos uma semana de escuta, ensino, debate e oportunidades. Gramado vem avançando gradualmente, mas o caminho é longo. Somente com a união das pessoas e dos poderes públicos poderemos seguir construindo uma cidade mais inclusiva”, destacou.
Neste ano, todas as atividades ganharam ainda mais relevância por celebrarem os 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI). A Semana, já prevista pela Lei Municipal nº 3.810/2020, integra o calendário oficial de Gramado, tendo como finalidade a promoção de debates, ações e oportunidades em torno dos direitos das pessoas com deficiência, além de estimular a geração de emprego, esporte, cultura e lazer.
“Ao longo desses sete dias, vivenciamos momentos marcantes, como a Corrida Movimento Gramado, o basquete em cadeira de rodas, o Dia no Parque e as rodas de conversa. Cada atividade trouxe para o centro do debate a importância dos recursos de acessibilidade na educação e da inclusão das pessoas com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades/Superdotação na sociedade”, destacou Bertha.
A programação contou ainda com a participação de diversas entidades parceiras, como a APAE, o Colégio Maximiliano Hahn, o Orbis Clube Gramado, a Modo Bilíngue, a Planta Gramado, a Comissão Especial da Pessoa com Deficiência da Câmara, a Escola do Legislativo Ivo Bezzi e as secretarias municipais de Inovação, Cidadania e Assistência Social, Educação e Esporte.
“Quero registrar meu profundo agradecimento a todas as pessoas que nos ajudaram a construir esta semana e torná-la uma edição histórica. Tivemos parceiros especiais, que se dedicaram com empenho na realização de uma campanha forte, ativa e eficaz em Gramado. A união de forças que vivenciamos é indescritível”, finalizou Bertha.
O encerramento, realizado na noite de quinta-feira (28), reuniu familiares, autoridades e a comunidade no Teatro Elisabeth Rosenfeld, onde aconteceu a palestra “10 anos da LBI: avanços, desafios e futuro da inclusão”, seguida da apresentação do grupo de dança da APAE Canela, com o espetáculo Arte que Inclui.