GRAMADO – Um desempenho no tatame para ser celebrado. Entre os dias 12 e 14, na cidade de Arujá (SP), atletas gramadenses de taekwondo, participaram da Copa América da modalidade. A competição reuniu 1.400 atletas de 10 países que disputaram nas modalidades de poonsae (formas) e kiorugui (luta). O Rio Grande do Sul esteve presente com 26 atletas da seleção gaúcha dentre os quais 11 da cidade de Gramado.
Todos os gramadenses voltaram com medalhas para a cidade. Pela Copa América foram cinco ouros, três pratas e dois bronzes. O mestre Gustavo Sartori Schneider, 41 anos (faixa preta Master até 58kg); Renato Sartori Schneider, 17 anos (faixa preta juvenil até 63kg); Otávio Melo Drechsler, 12 anos (cadete faixas coloridas até 45kg); Luan Araújo da Silva, 18 anos (adulto faixas coloridas até 68kg) e Eduardo da Silva Menosso, 15 anos ( juvenil faixas coloridas até 63kg), foram os atletas que conquistaram o ouro. Eduardo, também foi prata na categoria poonsae (formas), sendo o único gramadense a receber duas medalhas.
Também foram medalhistas de prata, Volnei Dorizete Gomes Fonseca, 48 anos (master até 87kg); Ana Clara Sartori Schneider, 15 anos (juvenil feminino até 55kg) e Gabriel Medeiros Tician (juvenil faixas coloridas até 68kg – acabou sendo lesionado na semifinal por um golpe ilegal de seu adversário e não pode disputar a final ficando com a medalha de prata).
Já os medalhistas de bronze foram, Carlos Alexandre Barbosa, 44 anos (faixa preta master até 80kg) e Cauã Mallet, 18 anos (adulto até 74kg faixa vermelha).
Mundial de Taekwondo – No mesmo município que ocorreu a Copa América, no dia 15, foi realizado o Campeonato Mundial de Taekwondo WOTF/OWTA. O evento teve representantes gaúchos e brasileiros na seleção, dentre eles o gramadense mestre Gustavo Sartori Schneider, que representou a cidade e o estado na categoria até 58kg faixas pretas e conquistou a medalha de prata. “A nossa delegação retornou para a cidade de Gramado nesta segunda-feira com muitas medalhas na bagagem e muitas experiências e histórias na memória”, disse Gustavo.
Projetos sociais apoiado pela Secretaria de Esporte e Lazer foi destacado pelo secretário da pasta, Lucas Roldo. “Nós incentivamos e fomentamos a prática esportiva em todas as modalidades e ver esse resultado positivo é o que nos motiva a seguir trabalhando. É também graças a atletas dedicados que temos o título de Cidade Sul-Americana do Desporto”, destacou.