CANELA – O preparo físico, a dedicação diária e a superação foram recompensados com um lugar no topo do pódio. O soldado Gabriel de Vargas Santos, 27 anos, integrante do Corpo de Bombeiros Militar de Canela, conquistou o primeiro lugar na categoria de 18 a 29 anos da tradicional Prova Bombeiro de Ferro, realizada recentemente na Academia de Bombeiro Militar, em Porto Alegre.
A competição reuniu representantes dos quatro Comandos Regionais de Bombeiro Militar (CRBM’s) do Rio Grande do Sul, reunindo os militares mais preparados do Estado em um circuito que reproduz situações reais enfrentadas pelos bombeiros durante ocorrências.
Mais do que levantar um troféu, soldado Vargas destaca que a maior conquista foi a certeza de estar preparado para cumprir sua missão de salvar vidas. “Conquistar o primeiro lugar representa muito mais do que ganhar uma competição. Para mim, significa saber que estou em plena condição física, preparado para continuar desempenhando meu trabalho e ajudando a população. Isso é o que mais me deixa feliz”, afirma.

Rotina da profissão
Embora o trabalho diário dos bombeiros já exija excelente condicionamento físico, o soldado explica que realizou um treinamento específico para a disputa. No próprio quartel de Canela, ele e seus colegas montaram um circuito semelhante ao previsto no regulamento da competição, permitindo que cada etapa fosse treinada repetidas vezes.
“O nosso dia a dia já é uma preparação constante, porque lidamos diariamente com situações que exigem força, resistência e rapidez. Mas também montamos a prova no quartel e treinamos exatamente como seria a competição”, explicou.
Resistência desafiadora
A Prova Bombeiro de Ferro exige dos participantes força, técnica, velocidade e principalmente resistência física. Segundo Vargas, suportar o desgaste provocado pelas atividades foi o maior desafio durante o circuito. “É uma prova de alta intensidade. O corpo cansa muito, mas em nenhum momento pensei em desistir. Segui firme até o fim, e o primeiro lugar foi consequência desse esforço”, comentou.

Simulação do trabalho
A competição reproduz diversas situações enfrentadas pelos bombeiros em atendimentos de emergência. Entre os desafios estão o resgate de vítimas representadas por manequins, arraste de mangueiras, utilização do malho para simular a abertura de paredes e estruturas durante salvamentos, além da subida em escadas com equipamentos e atividades realizadas em altura. “É praticamente o nosso trabalho do dia a dia transformado em uma competição. Todas as provas simulam situações reais que enfrentamos durante os atendimentos”, pontuou.
Resultado do trabalho
Soldado Vargas fez questão de dividir a conquista com os colegas de quartel, destacando que o excelente ambiente de treinamento existente em Canela foi fundamental para o resultado. “Eu não fui para ganhar, mas para terminar a prova e mostrar para mim mesmo que era capaz. O primeiro lugar acabou sendo consequência de todo o trabalho, dos treinamentos diários e da dedicação de toda a equipe. Fiquei muito feliz”, finalizou.










