Tiago Manique
CANELA – A busca pelo sonho de se tornar jogador de futebol mobilizou cerca de 200 crianças durante o sábado (22), no Parque do Sesi. A escolinha de futebol do Centro de Formação de Atletas Rico (CFA) organizou uma avaliação de atletas para buscar uma vaga nas categorias de base do Grêmio. Jonas Möller, avaliador do tricolor, esteve observando a garotada.
A avaliação contou com categorias sub-13 e sub-15. Além dos atletas do CFA Rico, também participaram Grêmio de Gramado, S.S.G de Gramado e o Sandense de Três Coroas. O diretor do CFA, Augusto Rico, celebrou o engajamento dos participantes e familiares durante todo o dia de avaliações. Também citou os pontos positivos a serem aperfeiçoados pelos atletas.
“Proporcionamos uma oportunidade única para os jovens da região. O avaliador do Grêmio, Jonas Möller, acompanhou atentamente os jogos, analisando o desempenho técnico e tático dos jogadores. Ele [Jonas] destacou pontos positivos, como a dedicação, entrega e qualidade técnica de alguns atletas, mas também pontuou que a intensidade e o ritmo de jogo precisam ser trabalhados. Isso nos dá um norte para seguir aprimorando nosso trabalho nos treinos e preparando os meninos para desafios ainda maiores”, disse.
Durante os testes, três atletas foram aprovados nesta primeira etapa. Rico explicou os próximos passos que a garotada terá que seguir e mencionou a reação das crianças ao serem avaliadas de forma positiva.

“Tivemos três atletas aprovados para a próxima etapa, o que é uma conquista enorme para o nosso projeto e para a cidade de Canela. Esses jogadores agora seguirão para uma avaliação mais aprofundada diretamente nos CTs do Grêmio, onde passarão por testes técnicos, físicos e táticos. Esse é um passo muito importante na busca por um espaço no futebol profissional. E para mim, que acompanho esses meninos diariamente, ver essa aprovação foi emocionante. É um reflexo do trabalho sério que estamos fazendo e da dedicação dos atletas. Para o Gabriel, nós ficamos sabendo no mesmo dia, mas deixei o pai dele dar a notícia. Tivemos o treino na segunda à tarde, e estava clara a felicidade dele — já muito focado para realizar bons treinos, visto que o objetivo agora é conseguir ser aprovado e ficar no Grêmio. Os outros dois meninos eu tive a confirmação na segunda à noite. Conversei com o pai do Felipe e também deixei que ele desse a notícia. Já o Natan, eu tinha treino com ele à noite na Olé Futsal e informei que ele tinha passado para a próxima etapa. Ficou sem reação, até encabulado, mas muito feliz pela oportunidade. Os colegas que estavam presentes todos aplaudiram”, contou.
Sobre trabalhar com a garotada, Rico ressaltou que todos têm o sonho de se tornar profissionais, mas que foca em desenvolver o lado humano de cada um.
“O sonho de se tornar jogador profissional está presente na grande maioria dos meninos que treinam com a gente, e o meu papel é orientar e preparar esses atletas da melhor forma possível. Trabalho não só a parte técnica e física, mas também o lado emocional, ajudando-os a entender que o futebol é um processo de evolução constante. Converso bastante com eles. Falo que devem correr atrás dos sonhos, mas que não vai ser fácil — exige esforço, disciplina, muito foco e cabeça no lugar. Muitas vezes as conversas vão além do futebol. Se eles forem pessoas boas, buscarem fazer o certo e realizarem as coisas com competência, eles têm tudo para dar certo na área profissional que um dia vão exercer. Além disso, vão ser boas pessoas”, disse.
Falando sobre a avaliação e sobre aqueles que neste momento não foram aprovados pelo Grêmio, o treinador explicou que faz parte do aprendizado, ainda mais para atletas de escolinhas, e que o desenvolvimento de cada um é diferente — todos podem receber mais oportunidades.
“Sobre aqueles que não foram aprovados neste momento, sempre reforço que cada avaliação é uma experiência e um aprendizado. Nem sempre a primeira oportunidade resulta em aprovação, mas isso não significa que o jogador não tem potencial. Muitos atletas se desenvolvem ao longo do tempo e conseguem novas chances no futuro. Nosso foco agora é continuar trabalhando forte nos treinos, corrigindo os pontos apontados pelo avaliador e buscando novas oportunidades. Inclusive, já temos outra avaliação em planejamento para abril com mais um grande clube do futebol brasileiro. O importante é seguir evoluindo e nunca desistir do sonho”, enfatizou.
O Centro de Formação de Atletas Rico (CFA) trabalha com as categorias sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17. O Instagram é @cfarico e o WhatsApp é (53) 98129-7474.
Atletas aprovados:
Natan Klein Rodrigues – Nascido em 2012
Gabriel Menezes Eismann – Nascido em 2011
Felipe Leão de Barros – Nascido em 2010
