Tiago Manique
GRAMADO – Durante toda a semana, o Perinão, foi palco de integração, superação e aprendizado com a realização dos Jogos Escolares, encerrados ontem, quinta-feira (26), no final da tarde. O evento, em parceria das Secretarias de Esporte e Lazer e da Educação, envolveu 18 escolas, 98 equipes e mais de 1.100 estudantes em diferentes categorias, com destaque para o futsal mirim feminino nesta reta final.
Mais do que competição, os Jogos Escolares reforçaram o papel do esporte como ferramenta de educação, inclusão social e formação de valores, citou o secretário de Esporte e Lazer, Lucas Roldo. “Estamos muito felizes com o engajamento das escolas e das famílias. O esporte motiva, ensina disciplina e ajuda no desenvolvimento físico e social das crianças”, afirmou o secretário. Segundo ele, o evento foi marcado por grande participação da comunidade, com presença significativa de pais e torcidas, mesmo sob o frio intenso que atinge a região nesta semana.

Uma das grandes entusiastas com a competição, a professora Mônica Scariot da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Mosés Bezzi, também destacou o aprendizado além das quadras. “O espírito esportivo ensina a vencer e a perder, a lidar com frustrações e a não desistir. Isso se reflete também em sala de aula e na vida”, ressaltou. Ela ainda enfatizou o papel do esporte na prevenção ao uso de drogas e na formação de jovens mais conscientes e engajados.

Entre as atletas, o entusiasmo e a determinação deram o tom. Estudantes do sétimo ano da Mosés Bezzi estão empolgadas com a competição. A equipe estreou com vitória de 4 a 0 e acreditam em alcançar o título. Uma das competidoras, Isadora Da Chary atua como ala direita e tem como maior referência no esporte, o meia Alan Patrick do Internacional. Com uma postura de atleta durante a entrevista, ela revelou o objetivo na competição. “Entramos para vencer e estamos focadas nisso, com o objetivo de ser campeã”, disse Isadora, considerada pelas colegas a craque do time, assim como seu ídolo colorado.

Já Lisiane Scariot, pivô e artilheira da equipe, na manhã de hoje, já tinha balançado a rede em duas oportunidades e falou sobre suas preferências e mostrou personalidade. “Minha inspiração é a craque Marta e o astro Cristiano Ronaldo. Gosto muito da educação física como disciplina preferida na escola”, disse. Questionada se a bola sobrar na área foi enfática: “Chegou ali é gol”, disse aos risos.
E a alegria de Lisiane, Isadora, professora Mônica e as demais atletas da equipe, foi celebrada no final da manhã de hoje. A Escola Mosés Bezzi sagrou-se campeã na categoria mirim feminino, fazendo a festa dos estudantes da instituição.

Confira abaixo a entrevista completa no Facebook do Jornal Integração
https://www.facebook.com/jornalintegracaohortensias/videos/1163693715802263