InícioGeralGramado e CanelaFeriados de Natal e Ano Novo registram menor público que ano anterior

Feriados de Natal e Ano Novo registram menor público que ano anterior

Tempo de leitura: < 1 minuto

REGIÃO – As três praças de pedágios da região registraram um movimento intenso veículos durante os feriadões de Natal (22 a 26/12) e Ano Novo (29/12 a 2/1). Nestes períodos foram contabilizados mais de 220 mil veículos. O fluxo significativo na movimentação é reflexo do grande número de turistas que escolheu a Região das Hortênsias para passar as festas de fim de ano.

Ao todo, 221.621 automóveis cruzaram as cancelas nas três praças de pedágio situadas em Três Coroas, Gramado e São Francisco de Paula, sendo 112.899 no feriado natalino e 108.722 no Ano Novo. Apesar do fluxo elevado, o número é menor se comparado com mesmo período do ano anterior, quando 228.692 passaram pelas praças, o que significa um recuo de 7.071 veículos.

O secretário de Turismo de Canela, Gilmar Ferreira, comentou sobre a temporada e destacou a importância do turismo para a economia local. Segundo ele, a cidade de Canela recebeu um número expressivo de visitantes, que puderam desfrutar das belezas naturais, da gastronomia e das atrações turísticas oferecidas pela região em dezembro, mas o número de pessoas foi menor do que o esperado.

“O público foi menor do que esperávamos com exceção da última semana de dezembro, que foi muito boa para todos.A gente acabou sendo impactado pelas notícias, pelas intempéries. A gente depende bastante do clima, mas ficamos mais tranquilos com o retorno desse público. 50% do nosso visitante é gaúcho, então todos eles dependem dos caminhos rodoviários para chegar até nós. Essas crises de intempéries têm causado um efeito devastador”, descreveu.

Mesmo com a expectativa frustrada, Ferreira acredita na manutenção do público e destacou o lançamento do programa Verão na Serra Gaúcha, que dará descontos em atrações e restaurantes.A ideia é oferecer uma experiência única aos visitantes, com opções de lazer, cultura e entretenimento que atendam aos mais diversos perfis de turistas.

“Temos uma expectativa que, na primeira quinzena de janeiro, o fluxo ainda se mantenha em função das atrações que ainda existem. Lançamos com o Sindtur o Verão na Serra, onde os empresários ligados ao trade turístico estão concedendo descontos de 10%, 15% e 20% para o período de 15 de janeiro até 10 de março. Acredito que isso irá ajudar para que não caia tanto, sabemos que é um período que acaba baixando. Mas ainda se o tempo colaborar vai se manter um pouco”, indicou.

No ano todo mais de oito milhões de visitantes procuraram Gramado

Já o secretário de Turismo de Gramado, LuiaBarbacovi, também comentou sobre a circulação de pessoas e como as tragédias climáticas foram prejudiciais para o turismo no último trimestre. Um cálculo baseado no fluxo de veículos disponibilizado pela EGR mostra que Gramado recebeu 757.098 visitantes em dezembro. Luia também observa os frequentes problemas nos sites de reserva e aumento das passagens de avião, mas avalia positivamente o período. 

“Esses números demonstram o resultado do trabalho da iniciativa privada junto com o setor público que, com criatividade, qualidade e empreendedorismo conseguiram fazem com que chegássemos nesse resultado positivo e histórico”, destaca Luia.

Luia fez previsões otimistas para 2024. Ele destacou que a Administração seguirá confiante e trabalhando para que a visitação cresça. “Estamos confiantes e trabalhando para garantir mais um ano de muita movimentação, garantindo uma economia pujante para Gramado e toda a região”, projetou.

Gramado atingiu a marca de 8.019.898 de visitantes em 2023, o que significa a maior da história do município.

Número de visitantes em Gramado nos últimos 5 anos:

2019 – 6.567.077

2020 – 5.697.513

2021 – 6.832.530

2022 – 7.558.198

2023 – 8.019.898

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gazeta Funerária: Curta metragem gramadense será exibido em duas sessões na próxima semana

GRAMADO - As relações pós-vida são o tema do curta-metragem Gazeta Funerária, produzido pela proponente Naiana Amorim e Melancia Filmes, produtora audiovisual de Gramado....

Redes municipais e estaduais definem encerramento do ano letivo na região

João Pedro Boch [email protected] REGIÃO - As redes municipais de Gramado e Canela, além das escolas estaduais, já definiram as datas de encerramento do ano letivo,...

Economistas da Fiergs e Farsul alertam para desequilíbrio fiscal e desaceleração econômica

REGIÃO - A RA (Reunião-Almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), de segunda-feira (3), reuniu no mesmo...

Novo momento

CANELA - Na tarde desta sexta-feira, 31 de outubro, a reportagem do Jornal Integração esteve na Secretaria de Turismo de Canela para uma entrevista...

Smart Cities Park encerra e anuncia duas edições em 2026

REGIÃO - A quarta edição do Smart Cities Park encerrou nesta quinta-feira (30), em Nova Petrópolis, consolidando-se como o maior evento de inovação, tecnologia...
error: Conteúdo protegido