GRAMADO – Iniciou nesta quinta-feira (27), junto com a Festa da Colônia, a 11ª edição da Feira Feito em Gramado. A feira fomenta a economia local e serve de vitrine para os 138 artesãos, micro e pequenos empresários, que apresentam o seu trabalho no Expogramado até o dia 14 de maio.
Neste ano, nas segundas, terças e quintas-feiras o evento acontece das 10h às 20h, já nas sextas-feiras, sábados e domingos é das 10h às 21h; nas quartas-feiras a feira é fechada. A cerimônia de abertura oficial do evento está marcada para às 18h desta sexta-feira (28) com a presença de autoridades e uma apresentação da Orquestra de Violões. A entrada e o estacionamento da feira são gratuitos.
Definida pelo secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Gramado, Ike Koetz, em entrevista nesta semana na Rádio Integração Digital, como “o carinho nas mãos de quem faz” a feira promete ser um espaço para alavancar e expor projetos, ideias e iniciativas do empreendedorismo local.
Elisinha Berenice Oliveira é proprietária do Berê Ateliê, que fica no bairro Floresta, e vai participar da feira expondo seu artesanato para turistas e gramadenses. Ela faz bonecas de pano, panos de prato e outros utensílios de diferentes estilos, sendo realizado a maior parte do serviço de forma manual.
Elisinha trabalhou durante 18 anos em um atelier de costuras e há 5 anos trabalha por conta própria. Para ela, a feira é uma grande oportunidade de divulgação da marca. “O retorno sempre vem, por vezes até não vendemos tanto, mas depois muitos nos procuram porque nos viram na feira, e por isso nós acreditamos muito nesse evento”, salientou.
Esse é o segundo ano em que o ateliê da Elisinha se faz presente na Feira Feito em Gramado. “Eu amo o que eu faço. É o nosso segundo ano, e como eu gosto de ver as pessoas felizes quando acham aquilo que elas gostam. Já vi muitas crianças e idosos chorando de emoção porque queriam uma boneca ou algo que fizemos e eles acharam bonito”, disse a empresária, visivelmente emocionada.
A cerâmica Belarte, da empresária Marelise Weber, nascida em Santa Catarina, mas que desde pequena mora em Gramado, também está presente nos estandes da feira. “É a terceira vez que vamos participar, depois que fizemos a primeira feira, aumentaram as vendas”, finalizou Marelise.
Secretaria de inovação na feira
Durante a feira, a Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais irá descentralizar os seus serviços e passará a atender o público dentro do evento. A pasta terá um estande fixo onde funcionará a agência do FGTAS/SINE, a Junta de Serviço Militar e a Sala do Empreendedor. As atividades ficarão disponíveis à comunidade de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 17h45.
Texto: Gabriel Bremstrop