InícioGeralGramado e CanelaFeira do Livro começa celebrando a arte, leitura e tecnologia

Feira do Livro começa celebrando a arte, leitura e tecnologia

Tempo de leitura: < 1 minuto

Tiago Manique

[email protected]

CANELA – A 24ª Feira do Livro Josué Guimarães começou oficialmente na tarde de hoje, sexta-feira (5), reunindo estudantes, autoridades, escritores e comunidade na praça João Corrêa. A abertura foi marcada por emoção, apresentações culturais e discursos que reforçaram a importância da literatura em tempos de digitalização acelerada.

Logo no início, alunas da Escola Cônego João Marchesi encantaram o público com uma apresentação poética repleta de sensibilidade. Representando o grupo, a estudante Rafaela agradeceu à professora Marta pelo convite e destacou a alegria da turma em participar do evento que, segundo ela, foi “um momento especial, cheio de encantamentos e descobertas”.

Na sequência, o secretário de Turismo e Cultura, Atos Cunha, deu as boas-vindas ao público e enfatizou o papel transformador da leitura:
“Enquanto tudo está rápido e concentrado na palma da mão, o livro nos transporta para outros lugares, emoções e conhecimentos. A cultura só é completa quando é compartilhada”, afirmou.

Foto: Tiago Manique/JIH – Secretário Athos Cunha, prefeito Gilberto Cezar e o patrono da Feira Clayton Oppitz

O patrono da feira em 2025, Clayton Oppitz, falou sobre o vínculo entre literatura e tecnologia, ressaltando que uma não substitui a outra.
“O livro não é excludente da tecnologia. Quem lê mais, dialoga melhor inclusive com a inteligência artificial. Um completa o outro”, destacou. O patrono também lembrou o trabalho coletivo por trás de cada obra publicada, envolvendo escritores, editores, revisores, designers e distribuidores.

O prefeito Gilberto Cezar encerrou as manifestações ressaltando a relevância do evento para a formação cultural da comunidade. “A Feira do Livro é o encontro da comunidade com a literatura. Mesmo com toda a tecnologia, o livro continua sendo insubstituível para estudar, pesquisar, dialogar e desenvolver a capacidade de resolver problemas”, afirmou. O prefeito ainda incentivou os jovens a participarem das atividades e lembrou que a programação inclui oficinas, contações de histórias, intervenções culturais e até um espaço para prática de xadrez.

A feira integra a programação do Sonho de Natal e segue até o dia 14, oferecendo atrações variadas, estandes de livreiros, sessões de autógrafos e encontros com escritores locais. O público também é convidado a acompanhar as atividades especiais do dia, como a tradicional descida do Papai Noel da igreja.

O prefeito reforçou o convite para que a comunidade visite a feira, explore os estandes e viva intensamente a experiência literária proposta pelo evento. “Que esta feira inspire novas descobertas e fortaleça o hábito da leitura”, destacou a equipe organizadora.

Foto: Tiago Manique/JIH – Estandes recebendo os primeiros visitantes na Feira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Canela tem uma nova empresa fazendo a coleta de lixo

CANELA - A Prefeitura de Canela assinou um contrato emergencial com a empresa Locar Saneamento Ambiental Ltda para assegurar a continuidade dos serviços de...

Sindilojas Região das Hortênsias elege nova Diretoria

REGIÃO - O Sindilojas Região das Hortênsias realizou no dia 13 de janeiro as eleições sindicais que definiram a nova Diretoria da entidade para...

Festa do Figo de Nova Petrópolis define programação e recebe aporte municipal

GRAMADO - O Poder Público Municipal e a Associação Cultural e Esportiva Linha Brasil firmaram termo de fomento nesta quinta-feira, 18 de dezembro, no...

Gazeta Funerária: Curta metragem gramadense será exibido em duas sessões na próxima semana

GRAMADO - As relações pós-vida são o tema do curta-metragem Gazeta Funerária, produzido pela proponente Naiana Amorim e Melancia Filmes, produtora audiovisual de Gramado....

Redes municipais e estaduais definem encerramento do ano letivo na região

João Pedro Boch [email protected] REGIÃO - As redes municipais de Gramado e Canela, além das escolas estaduais, já definiram as datas de encerramento do ano letivo,...
error: Conteúdo protegido