REGIÃO – O processo eleitoral de domingo (2) gerou na véspera alerta das forças de segurança pública e da justiça eleitoral, principalmente em relação a polarização e o acirramento na disputa para presidência da república.
Em Canela e Gramado, o cenário foi considerado tranquilo pela juíza da 65ª Zona Eleitoral Simone Chalela. Ela pontuou alguns casos de falta de respeito por parte de um grupo de eleitores contra outros e uma prisão por boca de urna (ver abaixo). Ela também mencionou do processo de preparação para o pleito eleitoral.
“Transcorreu de forma tranquila, mais do que esperávamos. Tivemos uma única prisão por boca de urna. A eleição polarizada é difícil, tivemos muita falta de respeito por parte de alguns eleitores e trabalhamos para tentar manter a ordem e a paz. Iniciamos a preparação desde julho, fizemos muitas reuniões e procuramos informar a população do que pode e não, pois nosso papel é garantir o processo eleitoral e a vontade do eleitor seja respeitada”, avaliou.
No total, 195 urnas foram disponibilizadas em Canela e Gramado, sendo 20 ficaram de contingência, ou seja, na reserva caso seja necessária a substituição. Apenas quatro tiveram que ser trocadas por problemas.
Prisão por boca de urna
Na tarde de domingo (1º), por volta das 15h15, a Brigada Militar (BM) foi solicitada a pedido do Fórum, pois havia denúncia de boca de urna, na zona eleitoral na Escola Davi Canabarro, bairro Jardim.
No local, a guarnição da Força Tática da BM, realizou o contato com o presidente da seção e a responsável pela parte externa do prédio, onde ambas relataram que na frente do local estavam algumas pessoas fazendo boca de urna, atitude que foi reclamado pelos próprios eleitores.
Ainda, as responsáveis pela sessão, apontaram o homem que estava no local desde perto das 14h, parado na frente da escola entregando santinhos.

O suspeito, de 45 anos, foi abordado e identificado. No seu veículo GM Cruze, cor branca, placa de Gramado, adesivos com propaganda para um deputado estadual, estava estacionado bem na frente do colégio, sendo encontrado no porta malas várias propagandas (santinhos) de candidatos. Ele foi preso por boca de urna e o veículo e as propagandas eleitorais foram apreendidos.
Texto e fotos: Tiago Manique – [email protected]