CANELA – “O desastre não é natural – Canela como microcosmo mundial da ebulição global”. Este é um documentário de curta-metragem que terá a estreia nesta segunda-feira (10), às 20h, que será exibido no canal do projeto @ODesastreNãoéNatural.
Escrito, gravado, produzido e editado por alunos do oitavo ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Carlos Wortmann, com enfoque ambiental, a obra teve coordenação do professor Robison Santos. A iniciativa surgiu da necessidade de conscientização da conservação do meio ambiente, dentro de uma perspectiva biocêntrica.
“Os alunos foram protagonistas do projeto, sendo instigados tanto dentro como fora da sala de aula, em campo, a realizar levantamentos biológicos sobre o espaço público que também lhes pertence, como “lugar” na perspectiva geográfica, em consonância com nosso conceito norteador”. O filme conta com a participação de profissionais como uma pedagoga, a diretora da escola, uma ambientalista e outros convidados de Canela.
“Agora, pronto, vemos o curta como elemento chave na conscientização da população do município para a importância da Natureza por si só, sem a perspectiva de uso. Levantamos bases que corroboram para o conceito de Mundo em Ebulição, com dados históricos sobre o clima da cidade, comparando com a atual situação do aquecimento global”, completa Robison.
Em setembro do ano passado foi feita pré-estreia na EEEF Carlos Wortmann, em sessão fechada para alunos, sendo parte deles os realizadores do projeto, e também exibição na Escola Estadual João Corrêa. O projeto é realizado com recursos federais da Lei Paulo Gustavo.
Mais detalhes na rede social do filme: