InícioPolíticaGramado e CanelaDesafio de combater boatos e notícias falsas

Desafio de combater boatos e notícias falsas

Tempo de leitura: < 1 minuto

REGIÃO – O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) estruturou sua Comissão de Enfrentamento à Desinformação para combater a influência da desinformação no resultado dos pleitos. O foco está na preservação da confiança das pessoas sobre idoneidade do processo eleitoral, mediante ataques à instituição e seu desempenho no cumprimento da missão descrita na Constituição.

A segurança da urna eletrônica destaca-se como um dos principais alvos de boatos, mas outros temas como cadastro eleitoral e o funcionamento dessa Justiça Especializada também têm sido questionados por meio de informações falsas.

O site do Tribunal, www.tre-rs.jus.br, disponibiliza diversos canais para que o eleitor possa se informar de fomra correta e como fazer as denúncias. Um dos canais é pelo WhatsApp, por meio do número (51) 98917.7899.

Outro caminho para ampliar o esclarecimento de informações relacionadas ao processo eleitoral é a página Fato ou Boato (www.justicaeleitoral.jus.br/fato-ou-boato) que fomenta a circulação de conteúdos verídicos e estimula a verificação por meio da divulgação de notícias checadas, recomendações e conteúdos educativos.

Como identificar uma notícia falsa

Não ler só o título – Uma estratégia muito utilizada pelos criadores de conteúdo falso na internet é criar títulos bombásticos. Ler o texto completo é um passo básico para evitar o compartilhamento da desinformação. Muitas vezes, a leitura da matéria permite concluir que os fatos descritos não correspondem ao título provocativo.

Verificar o autor – É importante verificar quem é o autor da matéria. Se um repórter assina o texto, há como responsabilizar o site pela qualidade da informação. Saber quem escreveu determinado texto é importante para dar credibilidade ao que está sendo veiculado.

Reconhecer o site – Não deixe de visualizar a página da internet onde está a notícia. Navegar mais no site ajuda a analisar sua credibilidade.

Observar o estilo do texto – As reportagens jornalísticas, em geral, valorizam o bom vocabulário e o uso correto da gramática. Por sua vez, os sites com notícias falsas ou mensagens divulgadas pelo WhatsApp tendem a apresentar uma escrita fora do padrão, com erros de português e quantidade exagerada de adjetivos.

Olhar a data de publicação – Identifique quando a notícia foi publicada. Muitas vezes, o texto está simplesmente fora de contexto. Há também notícias que, embora não sejam falsas, estão desatualizadas.

Sair da bolha da rede social – Para estar bem informado, o eleitor deve ler e acompanhar o noticiário, mas não somente via redes sociais. É preciso buscar fontes e veículos com trajetória de prestação de serviços de informação à comunidade. Isso evita uma visão distorcida do que está acontecendo.

Desconfie de alguns chavões – É comum que as notícias falsas iniciem com alguma menção à proibição ou boicote a alguma informação na imprensa e resto da internet. Pedidos de agilidade no compartilhamento também são usuais e visam impedir que a pessoa reflita sobre o que lê, agindo por impulso. Cultive o hábito de refletir antes de compartilhar.

O que pode acontecer quem publicar e compartilhar notícias falsas

A desinformação, popularmente chamada fakenews, quando afeta a propaganda eleitoral pode gerar consequências eleitorais, penais e civis, seja para partidos políticos, candidatos, entidades e o eleitor.

A propaganda eleitoral, assim como a comercial, é produzida com objetivo muito claro e específico: “conquistar” o público-alvo (o eleitorado), fazendo com que ele “compre” a ideia de determinada candidatura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...

Tour de France Gastronomie celebra um ano em Gramado com novo cardápio e homenagem aos clientes

GRAMADO - O Tour de France Gastronomie completou, segunda-feira (14), seu primeiro ano de funcionamento em Gramado e marcou a data com o lançamento...
error: Conteúdo protegido