REGIÃO – O superintendente regional do Dnit no Rio Grande do Sul, Hiratan Pinheiro da Silva, concedeu entrevista ao programa Atualidade, da Rádio Gaúcha, na manhã desta segunda-feira (14) e falou sobre a situação da BR-116, em Nova Petrópolis.
Em junho, uma queda de barreira bloqueou cerca de 200 metros da rodovia federal com árvores, pedras e lama, que desceram da encosta e arrancaram, inclusive, as muretas de contenção da estrada.
Segundo o Jornal Pioneiro, na última semana foi publicada no Diário Oficial da União a homologação da dispensa de licitação para contratar a empresa que irá elaborar os projetos e executar a obra. A empresa foi escolhida, mas ainda é necessária a assinatura do contrato para o início das intervenções.
Confira o que disse o superintendente regional do Dnit no Rio Grande do Sul, Hiratan Pinheiro da Silva, à Rádio Gaúcha:
“Na verdade, a gente trabalhou em caráter de emergência, já publicamos a empresa vencedora que demandou a proposta, estamos trabalhando com a assinatura do contrato, que deve ocorrer ainda essa semana. No último sábado (12) a empresa iniciou a sinalização para a obra definitiva. Mesmo não estando a pleno o contrato, com a assinatura, já se antecipou a mobilização.
O que os usuários mais apontam, hoje, é a questão da operação. Estamos com um “siga e pare”, só que ele tem um horário determinado, e agora vamos trabalhar para que esse horário seja ampliado, ou até mesmo que chegue nas 24 horas. Mas isso vai ser gradativamente no decorrer das obras. Foi um deslizamento grande, não é somente em um ponto. Vamos trabalhar em mais quatro locais. E, nesses outros, vamos trabalhar para que sejam evitados deslizamentos futuros, que já demonstram naquele maciço (seção da crosta terrestre que é demarcada por falhas ou por fendas)”.
As informações são do Jornal Pioneiro