GRAMADO – Nos últimos meses, o cemitério municipal, localizado no bairro Planalto, vem sofrendo atos de vandalismo, com furtos dos letreiros e, até mesmo, violação de alguns túmulos. Atos deste tipo também aconteceram no cemitério evangélico que fica no mesmo terreno.
Os atos ocorrem, na grande maioria, na parte da noite. O assunto também foi abordado durante a sessão da Câmara de Vereadores nesta semana, onde o parlamentar, Neri da Farmácia (Progressistas), lamentou que isso esteja acontecendo.
A reportagem do Jornal Integração esteve no cemitério e, segundo um familiar que estava no local, os furtos dos letreiros, fotos e as depredações, são recorrentes nos últimos meses. Ele afirmou que essas atitudes “machucam a alma dos parentes e amigos dos entes falecidos” e cobrou medidas por parte dos responsáveis.
Segundo o secretário de Assistência Social, Ilton Gomes, responsável pela área do cemitério, a partir do momento que soube desses atos de vandalismo, a Prefeitura de Gramado, por meio de sua Secretaria, iniciou um estudo técnico para instalação de câmeras de monitoramento para registros no local.
A partir da instalação desses equipamentos, a expectativa do secretário, e de sua equipe, é de que se possa inibir essas atitudes criminosas e, caso ocorra novamente, seja possível punir os responsáveis no rigor da lei.
A Brigada Militar (BM) que sempre que solicitado, a guarnição se desloca para atender as ocorrências. A capitã, Claudia Maldaner, subcomandante do 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º BPAT), mencionou ser importante que a comunidade registre ocorrência desses atos para que a polícia tenha conhecimento de todos os fatos.