InícioEducaçãoGramado e CanelaCanela se mobiliza por Instituto Federal de Educação

Canela se mobiliza por Instituto Federal de Educação

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA – O primeiro passo foi dado para que o município receba um Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio-Grandense (IFSUL). A vinda da instituição para a região depende de uma série de fatores e articulações como a mobilização da comunidade local.

Na manhã de sexta-feira (22), no Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela (Cidica), ocorreu um audiência pública organizada pela Secretaria da Fazenda e Desenvolvimento Econômico. O ato contou com a participação de diversas entidades, além de autoridades municipais, estaduais e federal.

“A necessidade de qualificarmos a mão de obra local é um apelo do empresariado e um problema apontado em diagnóstico contratado pela administração. Ao mesmo tempo tivemos um crescimento significativo da população jovem do nosso município. E o IFSUL pode ser a ferramenta de transformação desta realidade, pois trata-se de uma instituição com credibilidade, que contribui para o desenvolvimento regional em todos os locais onde atua”, avalia o secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, Luciano Melo.

“Nossa proposta é oferecer uma educação pública, gratuita, de qualidade e inclusiva, por meio de cursos técnico e de nível médio e superior, qualificando as pessoas para enfrentarem o mercado de trabalho”, comentou Flávio Nunes, reitor do IFSUL.

Articulação em Brasília
O IFSUL já conta com 14 campus e mais de 60 polos espalhados pelo Estado, oferecendo mais de 164 cursos técnicos e superiores. O deputado Federal Pompeo de Mattos (PDT), integrante da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, colocou-se à disposição para auxiliar Canela e o Instituto nas articulações em Brasília.

“A educação emancipa, liberta e qualifica! Canela precisa disso e tem o que oferecer em contrapartida, inclusive por sua localização regionalizada e por toda estrutura disponível para que aqui o Instituto Federal se estabeleça. Estamos juntos nesta luta e vamos abrir janelas e construir pontes lá em Brasília para que isso aconteça”, afirmou o deputado.

Já o prefeito Constantino Orsolin anunciou que o município possui um terreno, de fácil acesso no Distrito Industrial, que poderá ser destinado para a instalação do campus. “A vontade se tem e essa mobilização mostra que Canela realmente quer o IFSUL. No próximo mês vamos à Brasília participar da Marcha dos Prefeitos e vamos levar essa pauta ao Ministério da Educação e as bancadas, independentemente de partidos políticos”, comentou.

Moção de Apoio
O secretário Luciano Melo recebeu uma Moção de Apoio da Câmara de Vereadores de Canela e ouviu um depoimento emocionado de um estudante canelense. “Estou muito feliz com esta possibilidade. Queremos ingressar no mercado de trabalho, mas realmente falta conhecimento em certos casos. Precisamos de oportunidades e acesso a cursos profissionalizantes para darmos continuidade nas nossas vidas”, disse Adrian Rafael da Silva Santos, que frequenta o Centro Social Padre Franco.

“Acredito que alcançamos nosso objetivo nessa audiência pública, defendendo os interesses e os direitos da nossa comunidade em uma causa tão importante e nobre como essa que envolve a educação”, concluiu Luciano Melo.

Antes de encerrar o evento, de forma unânime, os participantes sinalizaram positivamente para que Canela de continuidade no trabalho de captação do Campus da IFSUL.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...
error: Conteúdo protegido