Tiago Manique
CANELA – Durante o 37º Festival Internacional de Turismo (Festuris), realizado em Gramado, que se encerrou no sábado (8), o prefeito Gilberto Cezar, destacou o protagonismo do município no cenário nacional e internacional do turismo. Em entrevista ao Jornal Integração, ele ressaltou que Canela é referência para gestores de várias regiões do país, que buscam conhecer o modelo de desenvolvimento turístico adotado pela cidade.
“Somos muito procurados por prefeitos de diferentes estados, encantados com a beleza, a limpeza e, principalmente, a hospitalidade de Canela”, afirmou o prefeito. Entre as autoridades que visitaram o município recentemente, Gilberto citou prefeitos do Norte e Nordeste, além da prefeita de Aracaju, Emília Corrêa.
No estande canelense no Festuris, um dos mais visitados do evento, a Catedral de Pedra, eleita uma das sete maravilhas do Brasil, simbolizou a força da cidade como destino turístico. “Canela é um dos lugares mais procurados para casamentos e pedidos de casamento. Isso mostra o potencial afetivo e simbólico que a cidade desperta nos visitantes”, comentou.
Gilberto também destacou o crescimento do setor hoteleiro, com a inauguração recente de hotéis, além da previsão de novos empreendimentos, como o primeiro hotel temático do whisky no país, já têm projetos aprovados. “Estamos consolidando Canela como a capital nacional dos parques e com infraestrutura cada vez mais completa para receber turistas”, acrescentou.
Decoração própria e Festival do Panetone
O prefeito revelou que a cidade está apostando em decoração natalina própria e permanente, para o Sonho de Natal, criada por arquitetos e adquirida para compor o acervo municipal. “Não estamos mais alugando decoração. O que compramos fica em Canela e será usado em próximos eventos, criando uma identidade única”, explicou.
Entre as novidades, está o primeiro Festival do Panetone, que integra a programação do Sonho de Natal. O evento busca valorizar a tradição italiana e alemã da cidade, com a participação de confeitarias locais e da indústria canelense. “A Dauper vai começar a produzir panetones, e posso garantir que são de altíssima qualidade. As padarias e confeitarias também estão caprichando nos panetones gourmet”, disse Gilberto.
O Sonho de Natal terá abertura oficial no dia 20 (quinta-feira), com atrações que prometem encantar moradores e visitantes. “Será um Natal autêntico, cheio de personalidade e com a participação da comunidade”, concluiu o prefeito.












